capacidade

Embarcações autónomas realizaram testes de sucesso no Mar do Norte

Marítimo Comentários fechados em Embarcações autónomas realizaram testes de sucesso no Mar do Norte 348
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os primeiros testes de manobras com embarcações, integrados no  como parte do ‘Joint Industry Project Autonomous Shipping’, foram realizados no Mar do Norte. O projecto de pesquisa e inovação (que dura há dois ano), está a ser apoiado por um consórcio que inclui companhias como a Damen Shipyards, SeaZip Offshore Service e a Robosys Automation e orientado pela Netherlands Maritime Technology (NMT).

«Um total de 11 cenários foram executados, nos quais a embarcação ‘SeaZip 3’ interagiu com outras duas, o ‘Octans’ (uma embarcação de treino, do Instituto Marítimo Willem Barentsz) e o ‘Guardian’ (um rebocador de emergência operado pela Guarda Costeira holandesa)», comentou Marnix Krikke, Director de Inovação do NMT. «Tais cenários são o resultado de uma extensa pesquisa da Universidade Técnica de Delft, MARIN e TNO».

Testes validaram capacidade de manobra autónoma segura das embarcações

«Os cenários foram testados primeiramente no centro de simulação MARIN em Wageningen, e agora, na semana passada, num ambiente real no Mar do Norte», explicou Marnix Krikke. Os testes demonstraram como os processos de tomada de decisão de uma embarcação autónoma garantem uma navegação segura e evitam colisões com outros navios. O sistema que guia a embarcação ‘inteligente’, fornecido pela Robosys Automation, é conectado ao sistema de controlo automático de piloto a bordo e pode realizar «manobras evasivas« de maneira segura.

Embora os testes tenham sido considerados bem-sucedidos, destacaram que os sistemas autónomos devem ser desenvolvidos de forma ainda mais aprofundada para lidar eficientemente com situações de tráfego marítimo mais complexas. «Estamos continuamente ocupados com inovação na SeaZip Offshore Service e orgulhosos que a nossa embarcação ‘SeaZip 3’ seja a primeira a realizar um teste totalmente autónomo no Norte Mar», comentou Mark van der Star, Managing Partner da organização colaboradora SeaZip Offshore Service.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com