Empreitada de protecção ao terrapleno e cais do Porto das Lajes das Flores lançada no dia 27

Marítimo Comentários fechados em Empreitada de protecção ao terrapleno e cais do Porto das Lajes das Flores lançada no dia 27 324
Tempo de Leitura: 1 minutos

De acordo com matéria noticiosa adiantada pela publicação ‘Correio dos Açores‘, o procedimento concernente à empreitada de protecção de emergência ao terrapleno portuário e ao cais A -5 m (zh) do Porto das Lajes das Flores, na sequência dos prejuízos provocados pela acção destrutiva do furacão Lorenzo, foi lançado dia 27, com convites a cinco empresas para apresentação de propostas.

A empreitada, lançada pela empresa ‘Portos dos Açores S.A.’ (entidade encarregue de gerir os portos açorianos), tem um preço base de 19 milhões de euros e um prazo de 18 meses para a sua conclusão. Os trabalhos previstos surgem no contexto da finalização dos vários estudos e projectos de execução recentemente elaborados, contemplando obras que se destinam a proteger o terrapleno portuário (parque de contentores, área de desconsolidação de cargas, estacionamento dos equipamentos portuários e outros) e também a zona operacional do cais – 5 m (ZH), a fim de assegurar as condições mínimas de segurança e operacionalidade para permitir o abastecimento à ilha por via marítima.

De acordo com o Governo dos Açores, o período de Inverno «reforça a urgência na execução desta protecção, acentuando-se a susceptibilidade de ocorrerem ainda mais danos no resto da infra-estrutura existente, potenciando também a perigosidade para pessoas e bens». Recorde-se que o Porto das Lajes das Flores foi fortemente afectado pelo furacão Lorenzo no dia 3 de Outubro, tendo regressado às operações uma semana depois, ainda que de forma condicionado. Nas últimas semanas (de regeneração do porto) foram levadas a cabo dragagens e reforços de equipamento.

Com ‘Correio dos Açores’

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com