algeciras

Empresas exigem ferrovia de alto desempenho capaz de servir o Porto de Algeciras

Terrestre Comentários fechados em Empresas exigem ferrovia de alto desempenho capaz de servir o Porto de Algeciras 332
Tempo de Leitura: 1 minutos

A Associação de Empresas de Serviços Baía de Algeciras (AESBA), veio a terreiro lembrar que um porto com a preponderância ostentada pelo Porto de Algeciras não só não deve estar incomunicável por via férrea – facto que ocorre actualmente – como precisa imperativamente de uma ferrovia de alto desempenho.

O projecto de modernização da conexão ferroviária entre Algeciras e Bobadilla encontra-se paralisado há vários anos, mas a esses atrasos acrescenta-se agora a interrupção da linha férrea, devido às fustigantes chuvas de Outubro, que causaram grandes prejuízos avultados e danos infra-estruturais graves.

AESBA exige modernização e deixa a pergunta: «Até onde poderia este porto chegar se tivesse uma ferrovia em condições?»

Perante a conjuntura, a AESBA veio reivindicar «um comboio do século XXI» que sirva o complexo portuário de Algeciras, líder em termos de movimento de mercadorias na região mediterrânica, frisou a associação, lembrando ainda que Algeciras se encontra no topo dos índices de produtividade dos portos espanhóis, apesar de não gozar de ligações ferroviárias adequadas à sua capacidade.

Lamentando tal facto, a associação deixou no ar a pergunta: «Até onde poderia este porto chegar se tivesse uma ferrovia em condições, com a qual competir em pé de igualdade com os outros portos?».

Recorde-se que a autoridade do porto espanhol já fez chegar a sua preocupação a Bruxelas, apelando, no final do passado mês de Novembro, a um auxílio comunitário que permite travar o seu «isolamento ferroviário».

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com