Empresas do sector dos Transportes e da Logística começam a sair da Catalunha

Logística Sem comentários em Empresas do sector dos Transportes e da Logística começam a sair da Catalunha 366

Já aqui tinha sido abordado o fenómeno do ‘Catalexit’ – termo que vem sendo utilizado para a possível independência da Catalunha – e das suas possíveis consequências no sector do Transporte e da Logística. Eis que começam agora a surgir as primeiras empresas a sair da região, nomeadamente da cidade de Barcelona.

A comunicação social espanhola vai dando conta de que são já várias as empresas do sector que avaliam neste momento as vantagens e as desvantagens de uma localização na Catalunha. E, embora se reconheçam as tremendas dificuldades inerentes às mudanças de instalações/sede de uma empresa com frota própria, funcionários ou instalações logísticas, a verdade é que são cada vez mais aqueles que estão preocupados com o futuro em território catalão.

Uma das primeiras empresas com maior dimensão que já tomou a iniciativa de sair foi a MRW, que anunciou recentemente ter transferido a sua sede de Barcelona para Valência. O meio espanhol ‘Cadena de Suministro’ fala ainda de uma outra empresa catalã com 150 camiões que pondera a saída para a província de León.

Já nos territórios espanhóis fora da Catalunha, o ‘Catalexit’ está a ser visto como uma oportunidade para quem tem espaços logísticos disponíveis, que se perfilam como soluções para as empresas que optem mesmo por sair de território catalão.

Falta de certezas lança o alerta

A intenção separatista do governo regional catalão tem lançado o alerta nas empresas de várias áreas de actividade. E no caso dos Transportes, não é para menos: é que qualquer empresa de transporte que opere em território europeu deve ter instalações fixas em território de países que fazem parte da UE – e a Catalunha, como país independente, não cumprirá logo esse requisito.

No caso específico da cabotagem rodoviária, as empresas ficam também dependentes de um acordo que se possa concretizar entre a Catalunha e a União Europeia para o Espaço Único Europeu, um pouco à imagem do que faz a Suíça ou do que pode deverá fazer o Reino Unido com o ‘Brexit’. Mas serão sempre procedimentos que levarão o seu tempo e, no caso específico do ‘Catalexit’, não parece provável que Espanha torne fácil qualquer acordo UE-Catalunha para os próximos tempos.

 

 

Related Articles

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
error: Este conteúdo está protegido!