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Enaire e Indra lançam em órbita constelação de satélites para melhorar gestão do tráfego aéreo

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A Enaire e a Indra criaram um projecto de iniciativa público-privada para a inovação tecnológica ao nível de satélites.

O objectivo é a criação e desenvolvimento, após uma primeira fase de validação, de uma rede de mais 200 pequenos satélites de baixa altitude para melhorar a gestão de tráfego aéreo, com visão de serviço global em todo o planeta.

A constituição da Startical, nome da empresa criada pela Enaire e a Indra para o desenvolvimento deste projecto, foi aprovada em Conselho de Ministros de Espanha e permitirá a este país posicionar-se no sector da prestação de serviços globais de navegação aérea por satélite.

A parceria procura desenvolver e colocar em órbita uma plataforma de satélite que ampliará a cobertura de vigilância e comunicações com aeronaves, especialmente a extensas zonas oceânicas e remotas fora da cobertura pelos sistemas de navegação aérea baseada em infra-estruturas terrestres.

NAV aereo aviao itecA Startical será a primeira plataforma satélite para a navegação aérea que inclui, juntamente com os serviços de vigilância da posição da aeronave (ADS-B), um sistema de comunicação por rádio VHF entre controlador de tráfego e piloto, de acordo com os regulamentos aeronáuticos, o que constitui um factor diferenciador. Trata-se de um projecto pioneiro, ao oferecer uma vigilância e comunicação de forma integrada.

Com estes novos serviços será aumentada a segurança, capacidade, eficiência e pontualidade dos voos com claros benefícios para as companhias e passageiros. Esta nova tecnologia também será aplicável a outros meios de transporte. Os novos serviços de vigilância e comunicações de voz e dados em áreas de fraca cobertura vão favorecer a criação de novas rotas que permitam reduzir custos e emissões. Especificamente a Startical espera diminuir as emissões de CO2 para a atmosfera, a nível global, em pelo menos 13 milhões de toneladas, até ao ano de 2030.

Esta maior fiabilidade de informação e optimização dos serviços de navegação aérea permitirá descongestionar o espaço aéreo em áreas saturadas, facilitará o trabalho de controladores de tráfego aéreo e tornará os voos mais eficientes, pontuais e ainda mais seguros.

O projecto da Enaire e da Indra vai decorrer em duas fases. Na primeira, de 2021 a 2023, serão testados os desenvolvimentos técnicos necessários para assegurar a viabilidade da solução e os aspectos regulatórios e de mercado. Uma vez terminada, decorrerá uma segunda fase, entre 2024 e 2027, em que se implementará a oferta à escala mundial destes serviços, com a entrada em produção da constelação completa.

O investimento máximo previsto para a primeira fase ascende a 29,2 milhões de euros a três anos, com a contribuição de cada parceiro de até 9,95 milhões de euros que poderá ser modificada mediante a obtenção dos fundos europeus Next Generation e Horizon/SESAR.

A Startical vai utilizar satélites de pequena dimensão, mais fáceis de produzir e manter do que os tradicionais, o que levará a benefícios adicionais. Baseada no conceito de Novo Espaço, a renovação da total constelação a cada cinco anos vai permitir avanços tecnológicos e actualizações muito mais ágeis que os de uma constelação de satélite convencional, que pode durar 15 anos a renovar.

Um projecto tecnológico chave, um driver e criador de emprego

A Enaire e a Indra estimam que o sucesso da Startical vai ter um efeito impulsionador na indústria tecnológica espanhola e promoverá emprego de alta qualificação e valor acrescentado. De facto, o desenvolvimento deste projecto vai levar à criação de 1440 a 1550 postos de trabalho: 240 cargos directos altamente qualificados, entre 500 e 550 indirectos e entre 700 e 760 trabalhos relacionados.

A empresa criada pela Enaire e pela Indra procura converter-se num líder mundial na oferta de tecnologia para a gestão de tráfego aéreo no segmento de satélites, e numa referência em serviços de satélites de vigilância e comunicação de voz e dados.

A Startical vai oferecer soluções tecnológicas de última geração, diferenciadoras, em comunicação entre satélites, com capacidades avançadas de Inteligência Artificial e Big Data, facilitando aos gestores de navegação aérea uma melhor cobertura de informação e comunicações, permitindo multiplicar a eficiência e a pontualidade dos voos, e reduzindo o seu impacto no ambiente, mantendo os máximos níveis de segurança.

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