portos de sao vicente cabo verde

ENAPOR registou aumentos homólogos na grande maioria dos segmentos portuários

Marítimo Comentários fechados em ENAPOR registou aumentos homólogos na grande maioria dos segmentos portuários 261
Tempo de Leitura: 2 minutos

EnaporA ENAPOR publicou os dados estatísticos referentes ao primeiro semestre, que registam um aumento em quase todos os segmentos do negócio portuário – o movimento de carga aumentou em todos os portos, excepto no Porto de Palmeira e no Porto de Sal-Rei, que tiveram uma redução de 40% no fluxo de carga. Devido a este decrescimento, o fluxo a nível global é de -2,65% em relação ao mesmo período de 2020.

Os dados da ENAPOR destacam o crescimento considerável na movimentação de mercadorias nos portos de Porto Inglês (+ 48,7%), Porto Novo (+39,7%), Porto Vale Cavaleiros (+37,2%) e Porto Tarrafal (+27,6%). No que diz respeito ao movimento de mercadorias contentorizadas, de forma global, os Portos de Cabo Verde registaram um decréscimo de 7,4% de TEU movimentados no 1º semestre em relação ao período homólogo. Isto deve-se à redução de movimentação de TEU nos porto de Palmeira e o Sal-Rei que registaram uma redução de TEU movimentados de -58,5% (2343 Teus) e -68,9% (1029 Teus) respectivamente. Esta redução influenciou directamente no resultado global.

ENAPOR: portos «firmes na missão de garantir coesão territorial»

Já o Porto Grande e o Porto Praia, que têm grande influência no volume de TEU movimentados em Cabo Verde, mantiveram-se estáveis neste segmento: o Porto Grande obteve um aumento de 1,1% (123 TEU) e o Porto Praia um aumento de 0,1% (27 TEU). Os dados publicados revelam uma retoma gradual da normalidade no sector, após um período de abrandamento devido à pandemia da Covid-19. Segundo vincou a ENAPOR, ao divulgar os dados referentes ao primeiro semestre, «os Portos de Cabo Verde mantêm-se firmes na sua nobre missão de garantir a coesão territorial, a promover a circulação de pessoas e bens e a contribuir para o desenvolvimento da economia nacional».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com