navios carta

Encomendas de porta-contentores recordistas: segmento ‘New Panamax’ com 40% do total

Marítimo Comentários fechados em Encomendas de porta-contentores recordistas: segmento ‘New Panamax’ com 40% do total 263
Tempo de Leitura: 2 minutos

As encomendas de novos navios porta-contentores estão em crescendo assinalável, tendo, neste primeiro semestre de 2021, atingido novos recordes. Registaram-se 286 novas encomendas neste sector de navios, cerca de 40% de todas as encomendas ocorreram no segmento New Panamax.

De acordo com o relatório da ‘Vessels Value‘, o primeiro semestre demonstrou a voracidade do mercado no que toca a novas encomendas no domínio dos navios porta-contentores, tendo-se atingido, na sequência dessa tendência, um recorde que bate, em larga escala, os registos anteriores.

Porta-contentores: encomendas em novo histórico

As 286 novas encomendas de porta-contentores, entre Janeiro e Junho deste ano, fixam um recorde que não tem competição neste milénio, onde o ano que mais se aproximou deste registo foi o de 2007, com 109 pedidos de novos navios. O segmento dos navios New Panamax (14 mil TEU) liderou, com 112 novos pedidos, este crescimento no primeiro semestre de 2021. Os Panamax (até 5 mil TEU), com 56, ficaram na segunda posição.

new orders encomendas

Qual o contexto que explica esta subida histórica? Longe parecem estar os dias em que o sector contentorizado calculava, ao detalhe, formas de cortar nos orderbooks para minimizar o excesso de tonelagem no mercado – agora, com o aumento da oferta no pós-pico pandémico e a escassez estrutural da oferta, juntamente com o crescente stress logístico nos portos, as encomendas de navios e aquisição de navios em segunda mão dispararam.

Mercado contentorizado em adaptação

Trata-se, assim, de uma resposta dos armadores às necessidades de um mercado modelado pelas novas circunstâncias, constrangimentos vários (que teimam em extremar cenários de frete em determinadas rotas do globo) e redefinições conjunturais forçadas pela resposta pandémica a nível mundial. Em termos de novas encomendas de Ultra Large Container Vessels (ULCV), registaram-se 18 novos pedidos.

Fonte: VesselsValue

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com