ENIDH assinalou 96 anos: pandemia relevou resiliência e capacidade de adaptação da instituição

Marítimo Comentários fechados em ENIDH assinalou 96 anos: pandemia relevou resiliência e capacidade de adaptação da instituição 351
Tempo de Leitura: 3 minutos

No passado dia 14 de Outubro, celebraram-se 96 anos da existência da Escola Náutica Superior Infante D. Henrique (ENIDH) – o evento, realizado nas instalações da escola, serviu ainda para assinalar o arranque do novo ano lectivo, num contexto inédito de pandemia, com novos desafios no horizonte da instituição de ensino. Luís Baptista, presidente da ENIDH, discursou perante vários altos representantes de associações, empresas e entidades governamentais presentes no auditório – a sessão solene contou ainda com as presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

«Celebram-se hoje 96 anos de existência da ENIDH, instituição que se dedica, desde 1924, ano da sua fundação, à formação na área marítimo-portuária. Neste dia, assinalamos igualmente a abertura solene do novo ano lectivo. A ENIDH, enquanto instituição promotora do conhecimento tem vindo, ao longo dos anos, a consolidar-se como escola superior de prestígio na área marítimo-portuária. Tem como missão responder às necessidades da economia azul, formando diplomados com as qualificações necessárias para o actual mercado de trabalho», introduziu Luís Baptista.

Escola mantém «uma das mais baixas taxas de desemprego»

luis baptista presidente ENIDHNa sua intervenção, o presidente da instituição quase centenária relevou que a ENIDH possui, segundo dados da Direcção-Geral de Ensino Superior, «uma das mais baixas taxas de desemprego de todas as instituições de ensino superior público, o que consideramos ser um indicador muito relevante para os jovens que pretendem ingressar no ensino superior». Luís Baptista enquadrou a função da escola no contexto árduo da pandemia, realçando a adaptação levada a cabo: «O ano lectivo que findou foi extremamente difícil e trouxe novos desafios nunca antes colocados à instituição, provocados pelos efeitos da pandemia de COVID-19. Com efeito, desde 13 de Março – data de entrada em vigor do Estado de Emergência –  a escola viu-se obrigada a adoptar o modelo de ensino à distância, o que trouxe novos desafios e experiências nunca antes denotadas na sua actividade lectiva».

«Com muito esforço, dedicação e empenho de toda a comunidade académica, foi possível terminar com sucesso o ano lectivo, garantindo o percurso académico aos nossos estudantes. A este propósito, gostaria de expressar o meu apreço e reconhecimento pela colaboração de toda a comunidade académica ao longo deste período difícil, adaptando-se, num espaço de tempo muito curto, com sucesso, às novas ferramentas digitais de ensino à distância», vincou, enfatizando que a escola, mesmo lidando com este desafio, voltou a mostrar-se resiliente na captação de novos alunos.

ENIDH resiliente, mostrou «grande capacidade de atracção de novos alunos»

enidh escola nautica aerea«Este ano, ao nível das candidaturas de estudantes ao ensino superior, a escola voltou a revelar uma grande capacidade de atracção de novos alunos; temos já inscritos cerca de 250 novos estudantes no conjunto de todas as ofertas formativas da escola. Note-se que ainda faltam concluir a segunda e terceira fase de candidaturas, pelo que estamos convictos de que, no final do processo, iremos ter cerca de 300 novos estudantes – um número extremamente relevante, tendo em conta que, actualmente, a ENIDH tem uma comunidade escolar de cerca de 750 estudantes», declarou. «No que diz respeito ao número de diplomados, regista-se igualmente um número muito positivo no ano lectivo que findou. Apesar de todos os constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19, no ano lectivo 19/20, a ENIDH formou cerca de 135 diplomados, sendo de destacar: 26 em pilotagem, 36 em Engenharia de Máquinas Marítimas e 30 em Gestão de Transportes e Logística, entre outros», rematou.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com