ENIDH e eShip realizam conferência ‘Digital Transition in Shipping’ já no dia 6 de Maio

MarítimoComentários fechados em ENIDH e eShip realizam conferência ‘Digital Transition in Shipping’ já no dia 6 de Maio409
Tempo de Leitura: 3 minutos

A parceria entre a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e a empresa de software eShip, no âmbito do projecto eSHIP, contará, já no próximo dia 6 de Maio, com a realização de uma conferência online, subjugada ao tema ‘Digital Transition in Shipping’.

Manuela Baptista e Cruz Gonçalves participarão nos painéis de debate

A sessão arrancará às 9:15 horas, com declarações de abertura de Luís Baptista, presidente da escola náutica, Helena Vieira, directora-geral para Política Marítima da DGPM, Susana Ramos, Head of National Focal Point EEA Grants e Tove Bruvik, embaixador norueguês. Seguir-se-á o debate sobre o tema ‘Tendências na Logística Marítima’, que terá como participantes Fernando Cruz Gonçalves, professor e coordenador na ENIDH, José Luís Cacho, presidente da APS, Jan Tore Pedersen, da Marlo, Jorge d’Almeida, presidente da CPLS e Marco Vale, director da MSC Portugal.

O segundo painel da conferência estará ligado ao tema ‘Transição Digital Marítima’, tendo como oradores Manuela Baptista, professora na ENIDH, Nélson Marques, da Divisão de Sistemas de Controlo de Tráfego da Marítimo da DGRM, Cláudio Pinto, do departamento de Gestão de Sistemas de Informação da APS, e Pedro Viegas Galvão, presidente do Conselho Português de Carregadores. O painel final debaterá o tópico ‘O Futuro do Shipping/eShip’, e terá como intervenientes Paulo Henrique, da APL, Richard Stokes, da Saconsult, Marcel Kyas, da Universidade de Reiquiavique, e António Belmar da Costa, director executivo da AGEPOR. A sessão será encerrada pelo discurso do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

ENIDH evento

Recorde-se que, tal como a Revista Cargo já aqui noticiou, o Projecto eSHIP visa digitalizar o processo de afretamento de navios, para assim cortar custos de gestão e alimentar a transição digital. O projecto tem como objectivo desenvolver um modelo de digitalização de todo o processo de afretamento, desde a fase de pesquisa de mercado até à conclusão da viagem, incluindo a negociação e contratação de frete, análise da viagem em tempo real, cálculos de sobre/sub-estadia, emissão de documentos de embarque e de facturação, análise pós-viagem e conformidade regulatória.

Esta plataforma será testada em dois projectos-piloto com recurso a uma abordagem inovadora em termos tecnológicos e pedagógicos, através de ‘Living Labs’ com foco no mercado de Gás Natural Liquefeito (GNL), que se encontra em clara ascensão, e dos Granéis Sólidos. Além da ENIDH, também a Marloconsult, a Saconsult, a VT Mar, e a Universidade de Reykjavik, Islândia, estão envolvidas no projecto, que é financiado pelo Programa EEA Grants 2014-2021 – Programa de Crescimento Azul. O projecto conta com uma taxa de financiamento de 70%, uma duração de 18 meses e irá decorrer até Abril de 2022.

A ENIDH está a participar no projecto através do CID – Centro de Investigação e Desenvolvimento, com o envolvimento dos professores Maria Manuela Batista (Coordenadora), Fernando Cruz Gonçalves e Ricardo Morgado.

Saiba mais sobre o projecto eSHIP:

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com