ENIDH teste embarcação

ENIDH faz progressos no teste da propulsão da embarcação autónoma USV-enautica1

Marítimo Comentários fechados em ENIDH faz progressos no teste da propulsão da embarcação autónoma USV-enautica1 407
Tempo de Leitura: 3 minutos

Encontra-se em desenvolvimento e teste – em ambiente virtual e real – o modelo de embarcação autónoma USV-enautica1, no contexto do projecto SEA2FUTURE, do Centro de Investigação e Desenvolvimento (CID) da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

ENIDH: ensaio do sistema de propulsão e da resistência hidrodinâmica

Segundo revelou a ENIDH, a embarcação foi transportada e submetida aos primeiros testes de propulsão na piscina da ENIDH no passado dia 23 de Março. Os testes contaram com a supervisão dos professores Mário Assunção, Rosa Marat e Pedro Teodoro em colaboração com alunos dos cursos de engenharia da escola náutica. «Foi ensaiado com sucesso o sistema de propulsão projetado e medida a velocidade da embarcação (cerca de 3 nós). Foi igualmente analisada a resistência hidrodinâmica da embarcação», adiantou a ENIDH, através de uma nota.

ENIDH seafutureApós a conclusão deste importante teste, o processo de desenvolvimento do casco, detalhou a escola, passou pelas seguintes etapas: implementação da cobertura, recorrendo a sandwiches de contraplacado marítimo e fibra de vidro; manufactura aditiva das orlas para as escotilhas em policarbonato; e impermeabilização final do casco através da aplicação de topcoat e tinta de esmalte de poliuretano. Seguidamente, irão ser instalados os sistemas eléctricos: instalação eléctrica, computador de bordo, vários sensores, antenas de transmissão de dados e a consola de comando local.

Os sistemas eléctricos foram criados externamente em laboratório, faltando efectuar a sua colocação na embarcação. O software desenvolvido para operar no computador de bordo teve a colaboração institucional de alunos do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa) através de projectos finais do curso de Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia. Desta colaboração, concluíram-se dos seguintes projectos: “Boatcom – Aplicação para controlo remoto desenvolvido em Java” (figura em anexo) e ‘AndroidBoatcom – Aplicação para controlo remoto desenvolvido em Android’, estando em desenvolvimento um terceiro projecto: Sistema de base de dados de navegação’.

Alunos desenvolvem dissertação de mestrado com base no projecto

ENIDH seafuture 2Em simultâneo, dois alunos do mestrado em Engenharia Informática e Computadores do ISEL estão a desenvolver a sua dissertação de Mestrado em temas relacionados com este projecto. O primeiro tema, designa-se por ‘Virtualização da embarcação USV-enautica1’, que consiste na virtualização, rendering e simulação da embarcação, através da integração em Python da ferramenta de ambiente gráfico 3D – Blender – e da técnica de simulação física de fluídos SPH (Smoothed Particle Hydrodynamics). Esta técnica permite prever e simular o comportamento da embarcação em diferentes condições de mar. O segundo tema designado por Design de firmware de controlo da embarcação marítima USV-enautica1′, e consiste em desenvolver a aplicação de base em micro-controlador para monitorizar e controlar todos os sistemas do hardware da embarcação.

Segundo adiantou ainda a escola náutica, é esperado que, «a curto prazo», arranquem os primeiros testes de controlo com a embarcação, logo que os testes em simulação estejam concluídos e os equipamentos instalados na embarcação de modo a poder testá-la na piscina da ENIDH.

Fotos: ENIDH

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com