enidh escola nautica aerea

ENIDH: investimentos planeados com vista à implementação do conceito de ‘Blue Hub School’

Marítimo Comentários fechados em ENIDH: investimentos planeados com vista à implementação do conceito de ‘Blue Hub School’ 363
Tempo de Leitura: 3 minutos

A ENIDH assinalou, no dia 19 de Outubro, 97 anos de existência – a sessão solene foi acompanhada a par e passo pela Revista Cargo, que dedica a totalidade da sua newsletter ao evento. Em destaque esteve Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar – governante participou no ‘Dia da ENIDH‘ fechando a sessão: confirmou o investimento de 7,5 milhões na ENIDH, por via do PRR, e anteviu um futuro em que a escola será instrumental na implementação do inovador e sustentável conceito de Blue Hub School. A nova Economia do Mar terá um lugar central para a instituição.

ENIDH com investimento de 7,5 milhões no âmbito do PRR

O governante abordou o investimento de cerca de 7,5 milhões de euros na ENIDH (também anunciado pelo presidente da instituição, Luís Baptista) por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR – inserido na componente Mar), adiantando, ainda, mais investimentos complementares e estruturantes, para tornar a escola náutica uma referência de um novo paradigma azul. «A ENIDH tem futuro. E esse futuro será mais moderno, mais adaptado às necessidades formativas, num mundo mais digitalizado e descarbonizado, mais próximo das empresas inovadoras criativas e de centros de investigação, mas também mais ambicioso e exigente para todos», salientou Ricardo Serrão Santos.

ENIDH escola«O financiamento de 7,5 milhões de euros da componente de Mar do PRR proporcionará a integração da ENIDH no ‘Hub Azul’, um sistema tecnológico empreendedor e inovador, que estamos a construir para acentuar a relevância dos assuntos do Mar e da Economia Azul descarbonizada num país mais resiliente e sustentável. A ENIDH será um actor da cadeia de valor numa nova Economia do Mar», revelou o governante. «Juntamente como o FOR-MAR, irá desenvolver e implementar o conceito de Blue Hub School, que terá um papel relevante na capacitação de profissionais para a nova Economia Marítima do presente e do futuro», explicou o Ministro do Mar. Mas não é só, adiantou.

A ENIDH «também beneficiará de outras fontes de financiamento que incidirá sobre a aquisição de novos laboratórios e simuladores, na construção de um centro de formação e treino de segurança marítima, na modernização da rede informática, na digitalização dos processos de formação e qualificação de infra-estruturas. Antevê-se, nos próximos anos, que estes investimentos permitam aumentar o número de estudantes e formados, dos actuais 760 para, pelo menos, 1000, dando assim resposta às crescentes necessidades de formação superior do sector da economia azul», disse. «Espero que estes investimentos integrados no PRR possam estar finalizados até ao ano em que se comemora o centenário da ENIDH: seria a melhor forma de celebrar esse efeméride. A preparação das comemorações do centenário da ENIDH está a decorrer a bom curso», concluiu o ministro.

Saiba mais sobre a intervenção do Ministro do Mar:

Ricardo Serrão Santos: «ENIDH será um actor da cadeia de valor numa nova Economia do Mar»

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com