Simulador ENIDH

ENIDH já recebeu o primeiro simulador do MARineSIM: restantes chegarão em 2022

Marítimo Comentários fechados em ENIDH já recebeu o primeiro simulador do MARineSIM: restantes chegarão em 2022 279
Tempo de Leitura: 2 minutos

No passado dia 22 de Outubro, pelas 10 horas da manhã, decorreu nas instalações da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), a sessão de entrega do primeiro simulador adquirido ao abrigo do Projecto MARineSIM, com financiamento do Programa EEA Grants.

Trata-se do simulador de carga e descarga de navios tanque (LCHS – Liquid Cargo Handling Simulator) fornecido pela reputada empresa nórdica Kongsberg, dotado de um posto de instrutor e oito postos de trabalho de alunos. «A demonstração de funcionamento decorreu da melhor forma tendo o simulador ficado totalmente operacional», adiantou a ENIDH, através de uma nota comunicacional.

ENIDH simuladores 1No próximo mês de Novembro, adiantou ainda a escola náutica, irá decorrer a sessão de formação para docentes da ENIDH. «Espera-se que os restantes simuladores sejam instalados até ao final do primeiro trimestre de 2022», confirmou a escola náutica. Esta informação havia já sido adiantada durante a sessão solene do passado dia 19 de Outubro, pelo presidente da instituição, Luís Baptista.

Recorde-se que a ENIDH assinalou, nesse mesmo dia, 97 anos de existência – a sessão contou com a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, cujo discurso encerrou o evento. Ao abrir a sessão, Luís Baptista, lembrou o ano «extremamente difícil» que a escola enfrentou. «Com muito esforço, dedicação e empenho da comunidade académica, foi possível terminar, com sucesso, mais um ano lectivo, com contexto de pandemia, garantindo o percurso académico dos nossos estudantes. Por este motivo, gostaria de expressar o meu reconhecimento e apreço pela colaboração exemplar de toda a comunidade académica ao longo deste período difícil, garantindo a prioridade dos estudantes», declarou.

Luís Baptista enalteceu a capacidade da escola náutica em atrair novos interessados, mesmo em tempos de retracção global: «Neste ano, ao nível das candidaturas dos estudantes ao ensino superior, a escola procurou melhorar a sua capacidade de atracção de novos alunos. Se considerarmos todas as categorias de acesso ao ensino superior, incluindo estudantes internacionais, temos, nesta altura, inscritos, mais de 250 novos estudantes no conjunto de todas as ofertas formativas da ENIDH: mestrados, licenciaturas e cursos técnicos superiores profissionais. Trata-se de um número extremamente relevante, tendo em conta que a escola possui, actualmente, cerca de 800 estudantes inscritos em todas as suas ofertas escolares», constatou.

Fotos: ENIDH

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com