Ensemble: projecto europeu junta seis fabricantes de camiões em testes de “platooning”

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Ensemble: projecto europeu junta seis fabricantes de camiões em testes de “platooning” 565
Tempo de Leitura: 2 minutos

Chama-se Ensemble (“Juntos”, na tradução para português) e é um consórcio co-financiado pela União Europeia que pretende implementar e testar platooning de camiões entre seis diferentes fabricantes europeus – DAF, Daimler, Iveco, MAN, Scania e Volvo.



O platooning de camiões tem sido notícia nos últimos tempos mas, sobretudo, ligado a iniciativas individuais de cada fabricante. Porém, eis que o Ensemble vem juntar seis grandes marcas de camiões para testes em estradas europeias que decorrerão nos próximos três anos.

Entre os benefícios do platooning – e, consequentemente, deste projecto – estão poupanças no combustível, redução das emissões de CO2, agilização do tráfego e, de forma mais abrangente, o impulso a todo o sistema de transporte de mercadorias por rodovia.

O projecto Ensemble é liderado pela tecnológica holandesa TNO, que pretende desenvolver o platooning de forma segura quando o mesmo é feito entre camiões de diferentes marcas. Por outro lado, o projecto pretende ainda avaliar o impacto do platooning na infra-estrutura ou na logística.

Trabalhos em busca de sistema comum de platooning

«Hoje já temos experiência técnica suficiente sobre o platooning monomarca, inclusive entre duas marcas, mas ainda precisamos desenvolver e verificar um sistema comum para todos os fabricantes», admite o responsável técnico para o desenvolvimento de sistemas de condução autónomos da Scania, Jan Dellrud.

O projecto Ensemble vai arrancar em meados de 2018 e decorrerá por um período de três anos. No primeiro ano, os investigadores criarão um modelo de referência que será implementado nos camiões de cada fabricante no segundo ano. No terceiro ano começarão a ser testados os ‘comboios de camiões’ multimarca em circuito fechado e em estradas públicas. A demonstração final do projecto será feita em estradas públicas no ano 2021, a partir do Porto de Roterdão.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com