terminais sotagus lisboa yilport

Entrada em produção da JUL no Porto de Lisboa prossegue «a bom ritmo»

MarítimoComentários fechados em Entrada em produção da JUL no Porto de Lisboa prossegue «a bom ritmo»402
Tempo de Leitura: 2 minutos

O projecto e implementação da Janela Única Logística (JUL) no território nacional prossegue: após o arranque recente do projecto no porto de Setúbal (aqui noticiado pela Revista Cargo), «decorrem a bom ritmo os trabalhos de preparação da entrada em produção no Porto de Lisboa, o qual se prevê ocorrer durante o próximo mês», adiantou a administração do porto da capital portuguesa.

Em nota publicada nas redes sociais, a administração do Porto de Lisboa revelou que, no decorrer da semana passada «decorreram duas importantes reuniões com as áreas funcionais da Pilotagem e da Marina de Lisboa». As reuniões contaram com a presença de todas as autoridades portuárias, tendo servido para a apresentação e discussão dos mockups da JUL das respectivas futuras aplicações da Pilotagem e da Gestão de Marinas.

Janela Única Logística JULSegundo detalhou a APL, a solução apresentada para marinas visa «disponibilizar, uma gestão e controlo mais eficiente de processos, através de interacções simples assim como a disponibilização de serviços de integração com as diferentes autoridades», sendo também «uma ferramenta de simplificação das tarefas de todos os colaboradores afectos à Marina de Lisboa», pode ler-se na nota.

A app da Pilotagem terá integradas todas as especificidades do Porto de Lisboa permitindo um controlo e acompanhamento efectivo e em tempo real de todas as manobras. «O Porto de Lisboa partilhou a sua experiência e conhecimentos específicos destas duas importantes áreas, os quais irão contribuir para uma melhoria considerável no acesso à informação centralizada através de qualquer dispositivo», pode ainda ler-se.

Implementação da JUL: «trabalhos decorrem a bom ritmo»

A administração portuária reportou ainda que «os trabalhos decorrem a bom ritmo» e que serão partilhados «frequentemente todos os desenvolvimentos em curso». Recorde-se que o projecto JUL, será uma terceira versão e irá estender-se a toda a cadeia logística nacional, na interligação com os meios de transporte terrestres, com os portos secos e com as plataformas logísticas, numa lógica intermodal.

A visão é promover a excelência na performance dos serviços, melhorando os serviços electrónicos que geram valor para as operações marítimo-portuárias. A JUL será um ecossistema para o desenvolvimento do negócio e criação de valor nas redes logísticas e portuárias, através do qual os actores das redes logísticas e as autoridades partilham informação em tempo real e alinham processos para assegurar a sincronização das operações.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com