contentores

Escassez de contentores agrava-se à medida que armadores evitam escalas no Sul da China

Marítimo Comentários fechados em Escassez de contentores agrava-se à medida que armadores evitam escalas no Sul da China 412
Tempo de Leitura: 2 minutos

A disponibilidade de contentores nos portos do Sul da China continua a sofrer uma progressiva deterioração, à medida que as transportadoras marítimas anulam ou atrasam escalas, na sequência de novas medidas restritivas relacionadas com a abordagem à pandemia de COVID-19, em especial, na província de Guangzhou. Espera-se que a escassez de contentores vazios continue a acentuar-se.

Carência de contentores disponíveis sem fim à vista

FrotaDe acordo com os últimos dados da Container xChange, os portos chineses de Yantian, Shekou e Nansha foram os mais atingidos pela falta de contentores disponíveis. «Muito menos contentores vazios estão a chegar de volta ao Sul da China, à medida que as transportadoras marítimas saltam escalas, e muitos carregadores enfrentarão longos atrasos ou preços mais altos pelo equipamento caso não consigam evitar recorrer a estes portos», comentou, ao portal ‘The Loadstar’, o fundador da plataforma alemã Container xChange, Johannes Schlingmeiner.

Neste contexto, são, de facto, incontornáveis, as várias anulações de escalas: a nórdica Maersk, actualmente líder de mercado, omitiu 64 escalas em Yantian e Shekou, devido a «atrasos de mais de 16 dias» nos portos congestionados. Assim, tal como o carregamento cancelado de carga de exportação, o cancelamento de escalas significa que o equipamento vazio necessário a bordo dos navios desviados não será descarregado para reabastecer os stocks cada vez mais escassos.

Segundo dados relatos pelo ‘The Loadstar’, apurados junto da plataforma Container xChange pelo portal especializado, Yantian sofreu uma queda de -19% nas importações de contentores vazios nas últimas cinco semanas; Nansha sofreu queda de -16% e Shekou uma queda mais dramática, de -30%. «As nossas previsões indicam que a disponibilidade de contentores em tais portos não aumentará nas próximas semanas», disse Schlingmeiner. Os elevados e galopantes preços, induzidos pela carência deste tipo de equipamento, têm sido uma dura pedra no sapato das empresas.

Fonte: The Loadstar

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com