motorista motoristas scania

Escassez de motoristas na Europa aumentará este ano para os 36%, alerta estudo da IRU

Terrestre Comentários fechados em Escassez de motoristas na Europa aumentará este ano para os 36%, alerta estudo da IRU 758
Tempo de Leitura: 2 minutos

A União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU) actualizou recentemente o seu relatório sobre a escassez de motoristas de mercadorias e as novas conclusões confirmam que o problema se encontra em agravamento no continente europeu.

O estudo da associação internacional analisou pequenas e médias empresas de transporte e logística em vários países europeus e considera que a falta de motoristas profissionais no velho continente passará de 23%, nível registado em 2019, para os 36% em 2020.

camiões transporte rodoviário ACEA ecotaxa contrato antramPara resolver esta premente situação, a IRU considera necessário proceder-se à redução da idade mínima de admissão à profissão; a esta medida deverão juntar-se outras, como a melhoria do tratamento dos motoristas nos locais de entrega (algo que passaria, antes de mais, por um acordo com o Conselho de Carregadores Europeus) e à criação de mais e melhores áreas de estacionamento de camiões, mais seguras e equipadas.

Apesar do longo trabalho pela frente na resolução do problema, a associação assegura que «já está a fazer progressos significativos na luta contra a escassez de motoristas», como noticiou o jornal espanhol ‘El Vigia‘. Para tal, a entidade adiantou que garantiu 60 milhões de euros de financiamento da União Europeia para o desenvolvimento de áreas de estacionamento seguras para camiões e para o incentivo à introdução de mais mulheres na profissão. Progressos que não dispensam «medidas urgentemente necessárias» como a a cooperação entre os sectores público e privado, para garantir que a indústria continua no trilho da resolução deste problema que afecta a economia mundial, frisou Umberto de Pretto, Secretário Geral da IRU.

Escassez de motoristas agrava-se na Europa Oriental

Se olharmos para o documento da IRU, reparamos que os resultados são especialmente críticos para a Polónia e a Roménia, tendência que coloca a Europa de Leste no epicentro do problema. No primeiro caso, a escassez de motoristas é de 22% e a expectativa é de aumento de 15 pontos este ano; enquanto na Roménia, a escassez de 50% de motoristas, registada em 2019 deverá atingir 62% este ano.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com