algeciras

Espanha apoia criação de Área de Controlo de Emissões no Mediterrâneo

Marítimo Comentários fechados em Espanha apoia criação de Área de Controlo de Emissões no Mediterrâneo 229
Tempo de Leitura: 2 minutos

Pedro Saura, Secretário de Estado da Infra-estrutura do Ministério do Fomento espanhol, mostrou-se favorável à criação de uma área de controlo de emissões (ECA) no Mediterrâneo. A medida implicaria a aplicação de requisitos mais rigorosos para as emissões de enxofre e óxidos de azoto dos navios que navegam nessas águas.

Espanha defende Zona de Controlo de Emissões no Mediterrâneo

A ideia foi explanada por Pedro Saura durante uma conferência internacional sobre a redução da poluição do ar causada por navios na região do Mar Mediterrâneo, realizada em Madrid no passado dia 18: os navios passariam, nesta ECA, a ser forçados a usar combustível com um teor de enxofre inferior a 0,10%.

O apoio a esta ideia está preso a duas condicionantes: que todos os países dêem o seu apoio (tanto na costa norte quanto na costa africana, para que não existam distorções concorrenciais), e que a questão seja discutida dentro da IMO, dada a importância geográfica da região no contexto das rotas marítimas comerciais das grandes operadoras.

«Os problemas climáticos e ecológicos têm de ser resolvidos através da cooperação institucionalizada dos Estados. Deve haver um compromisso global, para que todos aceitem as novas regras de regulamentação e supervisão. A Espanha espera criar uma ECA no Mediterrâneo», declarou Pedro Saura.

Copiar o sucesso da ECA, tomando como exemplo o Báltico

Esta medida seria uma emulação, agora no Mediterrâneo, do mecanismo implementado no Báltico, no Mar do Norte e no Canal da Mancha: os estados costeiros, recorde-se, estabeleceram, em 2015, uma área de controle de emissões para reduzir os índices de enxofre e promover a descontaminação de nitrogénio a partir de 2021.

A proposta de criação desta ECA conta já com o apoio da Câmara Municipal e da Autoridade Portuária de Barcelona. Recorde-se que os efeitos da medida têm sido bastante elogiados, principalmente no Báltico: os níveis de enxofre desceram cerca de 50% desde a implementação da directiva ecológica.

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com