Espanha pretende acelerar corredores do Mediterrâneo e do Atlântico com fundos do CEF

Terrestre Comentários fechados em Espanha pretende acelerar corredores do Mediterrâneo e do Atlântico com fundos do CEF 226
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Ministério do Desenvolvimento de Espanha quer tirar proveito da nova convocatória do Mecanismo Interligar a Europa (Connecting Europe Facility, CEF) para avançar no desenvolvimento dos corredores do Mediterrâneo e do Atlântico – quem o garantiu foi o José Luis Ábalos, ministro interino, à Coordenadora Europeia do Corredor Mediterrâneo, Iveta Radičová, durante uma reunião realizada em Madrid, na semana passada.

Espanha quer acelerar corredores e eliminar congestionamentos

José Luis Ábalos revelou a Iveta Radičová que a Espanha fará um «amplo pedido» de auxílio financeiro nesta convocatória do CEF, de modo a
«acelerar e financiar os corredores do Mediterrâneo e do Atlântico». Nesta ronda, está inicialmente previsto um investimento de até 1.400 milhões de euros, dos quais 1.110 milhões serão destinados a projectos já identificados nos corredores da rede básica.

O ministro interino espanhol agradeceu a Radičová «pelo apoio dado a Espanha na solução de congestionamentos nas conexões francesas, para que se possa fortalecer o corredor do Mediterrâneo e aproveitar ao máximo» as suas potencialidades. José Luis Ábalos deu ainda destaque ao «compromisso de Espanha para com o transporte ferroviário», tido como «um meio de transporte mais sustentável».

O ministro interino frisou ainda que a aposta no transporte ferroviário está em linha «com o desenvolvimento das redes transeuropeias de transporte, e com o compromisso com o corredor do Mediterrâneo por seu potencial económico e coesão social e territorial», destacando que o Corredor do Mediterrâneo concentrou, nos últimos 18 meses, 14% de todas as actuações do Ministério do Desenvolvimento, com mais de dois milhões de euros alocados para o desenvolvimento de projectos capazes de impulsionar o corredor.

O secretário de Estado das Infraestrutura, Transporte e Habitação, Pedro Saura, também participou na reunião realizada em Madrid, acompanhado do Secretário Geral de Infra-estrutura, Julián López e do coordenador do corredor do Mediterrâneo em Espanha, Josep Vicent Boira.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com