Porto de Barcelona booking

Espanha volta a colocar três portos no ‘top-10’ do ranking do tráfego de contentores em 2018

Marítimo Comentários fechados em Espanha volta a colocar três portos no ‘top-10’ do ranking do tráfego de contentores em 2018 1820
Tempo de Leitura: 2 minutos

Espanha voltou a somar três portos no top-10 portuário europeu em termos de maiores volumes de tráfego de contentores em 2018: pelo segundo ano seguido, os portos de Valência, Barcelona e Algeciras figuraram entre os dez mais pujantes da Europa, no ranking do portal belga PortEconomics.

Portos espanhóis com crescimentos homólogos portentosos em 2018

O porto de Valência permaneceu na quinta posição, após fechar o ano com 5,1 milhões de TEU movimentados e um crescimento homólogo de 5,6%; o Porto de Algeciras perdeu uma posição devido ao avanço do Porto de Pireu, tendo caído para o sétimo lugar, apesar de acumular 4,7 milhões de TEU e um aumento homólogo de 8,9%; já o Porto de Barcelona subiu um degrau, sendo agora o nono melhor porto europeu, com um total de 3,4 milhões de TEU movimentados, 15% a mais que no ano anterior.

Porto de Roterdão reafirmou liderança, Bremen prestes a ser destronado por Valência, Pireu ou Algeciras

Porto de Roterdão

Roterdão lidera

A classificação elaborada pela PortEconomics continua sem mudanças nas primeiras posições do pódio europeu. O Porto de Roterdão reafirmou e consolidou a sua liderança europeia com os resultados de 2018, apresentando 14,5 milhões de TEU e um aumento de 5,7% face a 2017. Ainda assim, maior foi o crescimento homólogo do Porto de Antuérpia, que registou um incremento de 6,2% e resultado de 11,1 milhões de TEU.

Analisando os resultados agora apresentados, o especialista em transporte marítimo Theo Notteboom, co-fundador da PortEconomics, colocou o enfoque na quarta posição do ranking, ocupada pelo porto alemão de Bremen – na sua visão, o porto germânico poderá ser destronado por Valência, Pireu e Algeciras, que «se aproximam rapidamente. Para Notteboom é «provável que um porto do sul da Europa entre no top 4 em 2019 ou 2020».

O ranking da PortEconomics confirma 2018 como um ano de alguma estabilidade na actividade dos maiores portos europeus. Theo Notteboom destacou os três portos que alcançaram um crescimento de dois dígitos: Gdansk (Polónia), Pireu (Grécia) e Barcelona (Espanha).

Veja aqui o ranking da PortEconomics:

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com