Especial Revista Cargo – Christian Blauert (CEO Yilport): «Encaramos a Ibéria como um todo»

Marítimo Comentários fechados em Especial Revista Cargo – Christian Blauert (CEO Yilport): «Encaramos a Ibéria como um todo» 712
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Flagship Conference foi um dos pontos mais entusiasmantes da Portugal Shipping Week, evento que hoje teve o seu derradeiro dia. Precisamente por reunirem vários ilustres nomes do shipping nacional e mundial, os painéis programados para o passado dia 18 de Setembro foram alvo de imperturbável atenção por parte da Revista Cargo. Entre os diversos nomes que contribuíram para abrilhantar o dia, está o de Christian Blauert, CEO da Yilport.



O discurso do engenheiro alemão, subordinado ao tema ‘World trade and shipping: Portugal’s potential’, traçou o retrato global da multifacetada Yilport Holding e, em simultâneo, permitiu transparecer para a plateia o mindset da companhia turca no que toca ao panorama internacional do shipping e também, em específico, em relação à sua actuação na Península Ibérica, onde detém parte importante das suas últimas apostas de expansão.

A Yilport é, segundo as palavras de Christian Blauert, uma companhia detentora de variados negócios, que, em última análise, têm um potencial de complementaridade interessante: a empresa do Grupo Yildirim está presente na mineração, uma componente empresarial que prospera sempre que nas adjacências haja a chance de integrar e complementar a oferta: «temos a capacidade de providenciar soluções de complementaridade ao negócio, através de portos, da logística, do próprio transporte», afirmou.

Do arranque em 2004 ao título de «companhia com o mais célere crescimento entre as empresas portuárias de todo o mundo»

«Somos a segunda maior unidade de negócio no Grupo Yildirim», revelou o CEO da empresa, passando, de seguida à descrição da trajecto evolutivo da Yilport – «Começámos em 2004. Yildirim pensou que a aposta no negócio portuário ajudaria ao crescimento do Grupo. Começámos no Porto de Gebze, depois foi adquirido um estaleiro naval. O negócio arrancou aí, perto da cidade de Istambul. E, em 2016, fomos anunciados como a companhia com o mais célere crescimento entre as empresas portuárias de todo o mundo», afirmou.

«Encaramos a Ibéria como um todo», explicou Christian Blauert

Com operações portuárias em duas dezenas de portos espalhados pelo mundo, a Yilport olha para a sua vertente ibérica como tendo um potencial estratégico unívoco e indivisível: «Encaramos a Ibéria como um todo, como uma região. Não falamos, portanto, em Portugal ou Espanha, encaramos todas as nossas actividades enquanto um todo na região. E toda a gente luta pelas cargas na Península Ibérica», declarou. E o expansionismo da Yilport está prestes a conquistar mais um pedaço da Europa.

«Itália está a caminho» com o sucesso da concessão do Terminal de Taranto

«Nas próximas duas semanas estaremos já em posição favorável para estarmos em Itália, pois ganhámos a concessão em Taranto, no Sul de Itália. Trata-se de um terminal grande. Portanto, a Itália está a caminho», atestou, confirmando a notícia já dada pela Revista Cargo em Agosto. «Os EUA estão também na nossa mira para expansão», revelando o alvo do porto americano de Gulfport, na região do Mississípi, e assim confirmando novamente a informação que a Revista Cargo havia adiantado em Abril passado.

«O nosso princípio baseia-se na one stop shop solution»

«A nossa filosofia: não somos apenas um operador de carga contentorizada – este é, de facto, o nosso primacial negócio, 75% é contentores – estamos também no multipurpose, temos também o segmento de granéis líquidos na Turquia (terminal de Solventas) e também ro-ro». «O nosso princípio baseia-se no termo one stop shop solution, portanto, quando o cliente vem ter connosco e busca soluções, nós tentamos fazer tudo o que estiver ao alcance».



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com