ESPO apoia proposta da UE para abrir o debate internacional sobre as descargas de ‘scrubbers’

Marítimo Comentários fechados em ESPO apoia proposta da UE para abrir o debate internacional sobre as descargas de ‘scrubbers’ 280
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Comité para a Protecção do Meio Marinho da IMO (MEPC 74), que se inicia na próxima semana em Londres, discutirá uma proposta da UE sobre os sistemas de limpeza de gases de escape (scrubbers). A proposta, apresentada pelos 28 Estados-Membros da UE e pela Comissão Europeia, visa iniciar o debate a nível internacional sobre as descargas de scrubbers na água, especialmente em zonas sensíveis, como os portos.

Para proteger a qualidade da água e respeitar as normas da UE impostas pela Directiva Quadro da Água, alguns Estados-Membros da UE tomaram iniciativas para limitar as descargas líquidas de scrubbers (que agora vêem o seu uso disparar) nas áreas portuárias. Os portos europeus apoiam o pedido europeu de uma acção rápida e harmonizada com base em dados científicos disponíveis no que diz respeito ao impacto das descargas líquidas de depuradores na qualidade da água. A ESPO, via comunicado, expressou o apoio à proposta da UE de levar a questão à IMO.

Secretária-Geral da ESPO: «Qualidade da água é prioridade para os portos europeus»

«A qualidade da água é uma grande prioridade para os portos europeus, estando continuamente nas prioridades ambientais dos 10 principais portos europeus. O lavador de descargas na água está actualmente a despoletar diferentes abordagens e medidas nos Estados Membros da UE. É importante iniciar a discussão a nível internacional sobre o possível impacto dessas descargas, o mais rapidamente possível, de uma forma aberta e transparente, usando as evidências disponíveis. Isso deve levar a uma abordagem global mais coordenada da questão, se possível. Com o próximo limite de enxofre da IMO em 2020, a questão está se a tornar uma prioridade», declarou, a respeito, a Secretária Geral da ESPO, Isabelle Ryckbost.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com