
Essar Ports assinou contrato de concessão do novo terminal de carvão no porto da Beira
Marítimo 4 Agosto, 2017 Comentários fechados em Essar Ports assinou contrato de concessão do novo terminal de carvão no porto da Beira 901A indiana Essar Ports já assinou o acordo com o Governo de Moçambique que lhe concede a concessão, para os próximos 30 anos, do novo terminal de carvão no porto da Beira.
O acordo assinado agora foi feito nos moldes de uma Parceria Público-Privada (PPP) e respeita o modelo de concessão DBOOT (Design, Build, Own, Operate and Transfer), através de uma subsidiária – a New Coal Terminal Beira, SA – que nasce de uma joint-venture entre a Essar (que detém 70%) e a Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM, que detém os restantes 30%).
«Queriamos congratular o Governo de Moçambique por esta iniciativa e por colaborar com a Essar num projecto tão prestigiado a nível nacional. Não só irá alavancar as exportações de carvão a partir de Moçambique e fortalecer a sua economia, como também trará benefícios significativos directos e indirectos», refere Rajiv Agarwal, CEO da Essar Ports.
O projecto prevê uma capacidade para 20 milhões de toneladas/ano no novo terminal, dividido em duas fases: uma primeira onde a capacidade será de 10 milhões de toneladas/ano e uma segunda onde duplicará.
A primeira fase do projecto terá um custo de 275 milhões de dólares.
Ligação ferroviária será uma mais-valia
Estima-se que Moçambique tenha reservas na ordem dos 23 mil milhões de toneladas de carvão, o que faz do país africano um dos principais exporadores deste produto à escala global. Países como a Índia, China, Japão e Coreia estão entre os principais destinos.
O novo terminal terá ligação directa à região de Tete por ferrovia – uma ligação que recentemente foi melhorada pelo CFM permitindo o escoamento de 20 milhões de toneladas/ano.