Estaleiros de Viana do Castelo

Estaleiros de Viana do Castelo transformam embarcação em navio de abastecimento ‘offshore’

Marítimo Comentários fechados em Estaleiros de Viana do Castelo transformam embarcação em navio de abastecimento ‘offshore’ 616
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os Estaleiros Navais do Porto de Viana do Castelo encontram-se actualmente a transformar uma embarcação em navio de abastecimento offshore.

‘Artabro’ nos estaleiros de Viana desde Junho

Através de uma publicação disseminada nas redes sociais no passado dia 22 de Setembro, a página oficial do Porto de Viana do Castelo relatou que a embarcação intitulada ‘Artabro’ encontra-se no Porto de Viana do Castelo, em estaleiro, desde o passado dia 2 de Junho de 2021 e «é o mais recente projecto de conversão naval a realizar pela empresa West Sea. Detendo 90,7 metros de comprimento e 18,8 metros de boca, este navio será convertido de uma «unidade flutuante de produção para um navio de abastecimento offshore», deu conta a infra-estrutura portuária.

West Sea estaleiros Viana do CasteloRecorde-se que, também em 2021 (mais concretamente em Março), os Estaleiros de Viana do Castelo estiveram em destaque, na sequência da segunda operação de transição energética do sistema de propulsão para utilização de gás natural em embarcações, operada nos Estaleiros navais da West Sea – mais um reflexo do papel crucial da infra-estrutura no processo de transição energética – leia a reportagem aqui.

O ferry ‘Martín i Soler’, de 165 metros e com capacidade para transportar 1200 passageiros e cerca de 560 veículos, pertencente ao Grupo Baleària, encontrava-se desde inícios de Novembro de 2020 nos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo para reconversão e modernização.

Tratou-se do segundo navio da sua frota a ser adaptado nestes estaleiros para poder navegar movido a gás natural. A reconversão que terminou no mês de Abril, implicou a instalação de um depósito com capacidade de 360 m3 para o novo combustível, o que garante uma autonomia de mil milhas náuticas, e ainda a instalação de sensores para medir o consumo e as emissões, em tempo real.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com