estreia Munique MAN truck bus

Estreia em Munique: operador MVG aposta no MAN Lion’s City E nas suas operações

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Estreia em Munique: operador MVG aposta no MAN Lion’s City E nas suas operações 72
Tempo de Leitura: 4 minutos

É uma estreia: o MAN Lion’s City E está a transportar os residentes de Munique e os visitantes da capital da Baviera para o seu destino, na linha de autocarros do museu MVG. O novo autocarro eléctrico da MAN está assim a ser utilizado em operações de serviço regular pela primeira vez na cidade alemã. Durante o ensaio, o operador de transportes públicos Münchner Verkehrsgesellschaft (MVG) está particularmente concentrado na linha.

O autocarro eléctrico circula na rota de autocarros MVG ‘Museenlinie 100’ entre as estações Hauptbahnhof e Ostbahnhof, como parte de um ensaio de campo. «Esta é uma estreia, pois o Lion’s City E da marca do Leão está a ser utilizado em operações de serviço regular na capital bávara, Munique, pela primeira vez», diz Rudi Kuchta, Chefe da Unidade de Negócios de Autocarros da MAN Truck & Bus. O objectivo da MVG é mudar gradualmente a sua frota de autocarros para unidades sem emissões. Por este motivo, a Stadtwerke München (SWM) e a MVG mantêm parcerias de inovação com diferentes fabricantes. As empresas também testam regularmente novos autocarros eléctricos.

«Estamos encantados por a MAN estar a testar um dos seus primeiros autocarros eléctricos na nossa rede, connosco como fornecedor de transportes. Estamos ansiosos por ver como se comporta e que conhecimentos podemos adquirir. Queremos distanciar-nos do petróleo, e avançar para operações de emissão zero. Para isso, precisamos de autocarros eléctricos fiáveis e com grande autonomia», declarou o chefe da MVG, Ingo Wortmann.

Solobus totalmente eléctricos de 12 metros nas ruas de Munique

Em Munique, a versão de 12 metros do MAN Lion’s City E está a ser utilizado. O solobus está personalizado com as cores e equipamento da MVG, pelo que é imediatamente reconhecido como um veículo do operador de transportes públicos de Munique. Graças às três portas, é assegurado um fluxo rápido de passageiros. No total, o autocarro eléctrico pode acomodar até 88 passageiros. O design do autocarro urbano totalmente eléctrico MAN, que ganhou inúmeros prémios, introduz um novo estilo dinâmico na paisagem urbana de Munique, o que o torna um verdadeiro atractivo.

Alcance no topo da lista para MVG

O autocarro eléctrico é accionado por um motor central no eixo traseiro. Este é concebido de forma mais simples e mais acessível do que os motores na proximidade imediata dos cubos das rodas. O mesmo eixo motriz é também instalado como nos outros modelos da nova geração Lion’s City. Isto proporciona vantagens quando se trata de trabalhos de manutenção e do custo total de propriedade (TCO).

No solobus, a linha motriz totalmente eléctrica produz entre 160 kW e um máximo de 240 kW. A energia para isto provém de seis módulos de bateria de iões de lítio com 480 kWh de capacidade instalada. Isto permite que o MAN Lion’s City E assegure de forma fiável um alcance de 200 km (e até 270 km em condições favoráveis) ao longo de toda a vida útil das baterias. Com uma potência de carga até 150 kW, o autocarro pode ser completamente carregado em menos de três horas, o que significa que está rapidamente pronto para voltar a funcionar.

«O tema da autonomia é particularmente importante para SWM e MVG. Também a forma como este se comporta em função do número de passageiros e das condições climáticas», diz Kuchta e acrescenta: «Estamos optimistas que MVG e MAN ficarão muito satisfeitos com os resultados. Afinal, durante o desenvolvimento do Lion’s City E, pudemos utilizar a sofisticada tecnologia de células de bateria do Grupo. Ao mesmo tempo, as baterias são adaptadas às exigências particulares da utilização de autocarros urbanos. A perícia da MAN é também demonstrada pelo sofisticado sistema de gestão de temperatura que assegura uma disponibilidade particularmente boa, independentemente da época do ano».

Baterias potentes, baixo peso, ar condicionado eficiente

A MVG já não quer encomendar mais modelos de motor de combustão para a sua frota de autocarros. Isto significa que os desenvolvimentos quando se trata de autocarros eléctricos são ainda mais importantes para a empresa de transportes. «O que é importante agora é baterias potentes, um baixo peso para os veículos, e a maior eficiência possível no que diz respeito aos sistemas de aquecimento e arrefecimento», explica Ingo Wortmann.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com