Estudo sobre viabilidade do abastecimento de GNL na Praia da Vitória concluído em 2019

Marítimo Comentários fechados em Estudo sobre viabilidade do abastecimento de GNL na Praia da Vitória concluído em 2019 336
Tempo de Leitura: 2 minutos

A empresa Portos dos Açores adiantou que prevê ter, até final de 2019, concluído o estudo sobre as potencialidades da vertente de abastecimento de navios a GNL no Porto da Praia da Vitória, e, assim, atrair investidores. A revelação, dada pelo meio de comunicação ‘Açores 9’, partiu do director do departamento de Planeamento Estratégico, Controlo de Gestão e Estudos da Portos dos Açores, Francisco Bettencourt.

Estudo finalizado ainda em 2019

O estudo, aprofundou Ana Cunha, secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, «incidirá sobre a viabilidade do mercado para este tipo de infra-estrutura e o possível corredor mais amplo na bacia do Atlântico, da União Europeia», visando igualmente «delinear o mercado potencial para instalações de abastecimento/reabastecimento de combustível de GNL e as mais relevantes e melhores práticas que permitem a compreensão do modelo comercial relevante, incluindo os custos de investimento e as receitas», disse, citada pelo portal ‘Açores 9’.

Medida da IMO «não impulsionou a utilização de GNL como previsto»

Discursando durante o evento do projecto comunitário Gainn4Mos (que analisa a instalação de uma rede de abastecimento de GNL na Europa), Ana Cunha reconheceu que «a decisão da International Maritime Organization, em antecipar para 2020 o limite global de enxofre para 0,5%, não impulsionou a utilização de GNL como previsto», mas ressalvou o facto da procura pela fonte energética ter subido, ainda que «de forma mais lenta» do que o expectável. Independentemente da celeridade da evolução, Ana Cunha garantiu que os Açores são essenciais na estratégia para o GNL.

Recorde-se que, em Março do ano transacto, a Portos dos Açores obteve luz verde, junto do financiamento do Banco Europeu de Investimento, para levar a cabo um estudo sobre o potencial do Porto da Praia da Vitória no domínio do GNL. Caso a viabilidade fique provada, a gestora portuária terá caminho livre para atrair investimento junto de empresas ligadas ao fornecimento de combustíveis, tornando uma realidade a criação de um posto de abastecimento de GNL na ilha Terceira.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com