Etermar Porto de Paita

Etermar ganha concurso para extensão do cais do segundo maior porto peruano

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A Etermar Engenharia e Construção S.A, a maior empresa lusa especializada no ramo da construção marítima, ganhou o concurso privado internacional lançado pela concessionária Terminales Portuarios Euroandinos (TPE) para a extensão do cais marginal do Porto de Paita, no Peru.

Trata-se da primeira fase de expansão daquele que é o segundo maior porto peruano e visa aumentar o actual cais para 360 metros, permitindo que o porto receba navios de maior dimensão, incrementando assim a capacidade de exportação agro-industrial do país sul-americano.

A TPE é uma joint-venture detida pela empresa DP World dos Emirados Árabes Unidos (uma das maiores operadoras portuárias do mundo) e pela Yilport Holding, que detém forte presença no território português e tem sido uma das operadoras que mais cresce em todo o globo. De frisar que a DP World é actualmente a quarta maior operadora portuária mundial, detida pelo Governo do Dubai, com operação em 78 portos em mais de 40 países.

Quanto à turca Yilport, trata-se da décima-segunda maior operadora portuária mundial com operação em 21 terminais a nível global, entre os quais sete em Portugal (desde a sua entrada no sistema portuário português, em 2016, após consumado o negócio com a Mota Engil).

Recorde-se que a portuguesa Etermar Engenharia e Construção S.A. tem presença em quatro continentes, com operação, entre outros mercados, em Espanha, França, Marrocos, Tunísia, Guiné-Equatorial, República Dominicana e Brasil.Actualmente em Portugal, a empresa é a líder nos consórcios responsáveis pelas Dragagens da Ria de Aveiro e também do Canal de Acesso aos Estaleiros de Viana do Castelo.

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