EUA coleccionam ‘inimigos’ comerciais: hostilidade com a Turquia agita expedidores

Aéreo, Empresas, Logística Comentários fechados em EUA coleccionam ‘inimigos’ comerciais: hostilidade com a Turquia agita expedidores 270
Tempo de Leitura: 2 minutos

As relações diplomáticas e comerciais entre a Turquia e os EUA continuam a degradar-se progressivamente, a ponto de deixarem os expedidores e as empresas com receio de uma possível (e total) disrupção logística. Os relatos dão conta de que vários são os remetentes que já buscam mercados alternativos.

Com possíveis sanções económicas (das quais a Turquia poderá ser alvo) em cima da mesa, o país actualmente liderado pelo Presidente Recep Tayyip Erdoğan já incitou publicamente à rejeição de produtos americanos, como o Iphone e outros bens produzidos pela Apple, em detrimento de produtos da Samsung.

Turquia no limbo: EUA coleccionam ‘inimigos’ comerciais

De acordo com fontes citadas pelo portal de informação ‘Loadstar’, «os EUA e a Turquia estão a introduzir demasiados impostos sobre várias commodities para saber o efeito imediato, especialmente com a desaceleração sazonal de Agosto», escreve a publicação. «Mas os expedidores e os consignatários certamente procurarão mercados, fontes e bens alternativos, se a situação se mantiver».

A hostilidade entre as duas nações arrasta-se desde 2016, após a prisão do americano Andrew Brunson – os EUA ameaçaram aplicar fortes sanções caso o cidadão americano não fosse libertado. Na sequência, Donald Trump já acusou a Turquia de «tirar partido» dos EUA, declarando a intenção de «cortar o apoio» ao país. Até agora, a Turkish Airlines não foi afectada pela disputa, embora relatos nos EUA sugiram que a empresa de transporte de bandeira possa ser alvo, adiantou o ‘New York Times’.

Recorde-se que esta hostilidade recíproca, tal como aquela que os EUA mantêm com a China, já provocou medidas de agravamento tarifário: a Turquia impôs sanções na ordem dos 530 milhões de dólares aos EUA.

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com