EUA TRUMP

EUA e China já assinaram ‘fase um’ de um acordo comercial «histórico», segundo Trump

Empresas Comentários fechados em EUA e China já assinaram ‘fase um’ de um acordo comercial «histórico», segundo Trump 245
Tempo de Leitura: 2 minutos

Poderá o mundo esperar um pouco de tréguas no contexto da guerra comercial entre EUA e China? Aparentemente, sim – ontem, tal como a Revista Cargo havia noticiado, as duas super-potências globais assinaram a denominada ‘fase um’ de um acordo que visa baixar significativamente o tom das acções ríspidas de ambos os países em termos de implementação de tarifas. «Este é um acordo histórico», declarou Donald Trump.

EUA admitem retirar todas as tarifas caso se chegue à ‘fase dois’

Firmado o acordo, Pequim espera agora que os que EUA tratem empresas chinesas de forma «leal». Já o presidente dos EUA comprometeu-se a retirar todas as tarifas entretanto implementadas caso as negociações cheguem à ‘fase dois’. Trump caracterizou, em conferência de imprensa realizada em Washington, o acordo de «histórico» – um «passo importante» rumo a um «comércio justo com a China», afirmou.

EUA china

O pacto alivia as tensões comerciais iniciadas há quase dois anos – uma sucessão acções punitivas de parte a parte (e seus efeitos no Shipping) que a Revista Cargo tem acompanhado a par e passo.

Cedências de ambas as partes

A China compromete-se a comprar cerca de 178 mil milhões de euros em exportações norte-americanas nos próximos dois anos. Deste bolo, 72 mil milhões de euros em produtos manufacturados, 47,6 mil milhões de euros em produtos e serviços energéticos e 30 mil milhões em produtos agrícolas. Mas os EUA também tiveram de ceder para garantir a assinatura do acordo.

Trump cancelou uma nova vaga de tarifas em Dezembro no valor de 145 mil milhões de euros e aceitou cortar pela metade a taxa de 15% sobre as importações no valor de 99 mil milhões de euros adicionais. A ‘fase um’ é um «grande acordo e mais poderoso do que aquele que tínhamos iniciado. Vamos manter as tarifas e admito retirá-las quando terminarmos a ‘Fase dois’», anunciou Trump, não esperando uma terceira fase do acordo.

Empresas chinesas devem ser tratadas «de forma justa»

Em reacção, o primeiro-ministro chinês, Xi Jinping, declarou, através de uma carta, que os EUA «devem tratar de forma justa as empresas chinesas, aumentando a confiança mútua entre as duas nações». A missiva foi lida na presença da administração norte-americana.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com