Carga aérea nos EUA: estudo sobre eliminação do co-piloto e controlo computorizado gera indignação

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Associações e sindicatos que representam dezenas de companhias aéreas tomaram veemente posição contra a legislação federal dos EUA que contempla o estudo conceptual sobre o controlo de aviões de carga: protestam estas contra a ideia dos aviões serem controlados apenas por um piloto, com o auxílio de controlo remoto a partir do solo.



A contenda, que agora subiu de tom, inclui ainda um facto misterioso: os membros das associações e sindicatos, que agora protestam contra tal estudo, não sabem a identidade de quem redigiu o texto que dá corpo ao projecto de lei da Federal Aviation Administration (FAA), que versa sobre o financiamento do estudo conceptual em causa, e o seu propósito.

Estudo conceptual conta com oposição generalizada

O projecto de lei da FAA destina 128,5 milhões de dólares para pesquisar o conceito de controlo aéreo por via de apenas um piloto a bordo da aeronave. Os sindicatos foram lestos a oporem-se à ideia de eliminar o co-piloto dos aviões de carga, já que, justificam, pilotar, comunicar com controladores de tráfego e monitorizar alterações climáticas são tarefas que exigem a presença (e total atenção) de dois pilotos. Além do mais, explicam que o controlo remoto é vulnerável a falhas e aos ataques de hackers.

«Qualquer coisa menos do que dois pilotos presentes, fisicamente, no cockpit, aumentará significativamente o risco, especialmente durante operações de emergência, quando acções pontuais são coordenadas e implementadas por cada membro da tripulação com base em informações em tempo real», explicou Robert Travis, presidente da Independent Pilots Association.

FAA apoia «aeronaves de carga pilotadas com pilotagem remota e pilotagem por computador»

O pacote de financiamento da FAA, adoptado pelo Congresso no passado mês de Abril, descreve que «a FAA, em consulta com a NASA e outras agências relevantes, estabelecerá um programa de pesquisa e desenvolvimento para apoiar aeronaves de carga pilotadas com pilotagem remota e pilotagem por computador».



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