EUA encaram Sines como «porto de entrada de GNL na Europa» e falam em «projecto entusiasmante»

Marítimo Comentários fechados em EUA encaram Sines como «porto de entrada de GNL na Europa» e falam em «projecto entusiasmante» 387
Tempo de Leitura: 3 minutos

O Porto de Sines está na ordem do dia, catapultado para a ribalta pelo interesse global despertado pelos investimentos futuros, quer no Terminal XXI (que se encontra em fase de expansão), quer pelo novo Terminal Vasco da Gama (em fase concursal). Aliado a estes desenvolvimentos, também o Terminal de GNL do porto alentejano vem suscitando interesse, devido à sua capacidade de permitir que Sines desempenhe o papel de porta de entrada da Europa de um dos recursos energéticos que mais está na moda: o gás natural liquefeito (GNL), especialmente o proveniente dos EUA.

Foi com este multi-facetado contexto de interesses convergentes que se enquadrou ontem (dia 12 de Fevereiro) a visita do Secretário de Estado da Energia dos EUA ao Porto de Sines: o périplo de Dan Brouillette pelo porto líder da movimentação de carga contentorizada em Portugal foi acompanhado pelo Ministro das Infra-estruturas e da Habitação de Portugal, Pedro Nuno Santos, e também por José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS. A Revista Cargo não faltou e marcou presença em Sines, acompanhando a par e passo a visita oficial.

Após reunião entre todos os intervenientes, o Secretário de Estado da Energia dos EUA inteirou-se dos projectos que levarão ao investimento de mais de mil milhões de euros no porto alentejano: a expansão do Terminal XXI e a edificação do segundo terminal de contentores. Através das explicações providenciadas por José Luís Cacho e por Gobu Selliaya (director-geral da concessionária PSA Sines), tendo como pano de fundo o Terminal XXI em plena operação do navio ‘MSC Silvana’, Dan Brouillette ficou a par dos planos de desenvolvimento do Porto de Sines – «um projecto massivo», caracterizou o Secretário de Estado americano.

Sines é «projecto entusiasmante»: «EUA «desejosos de trabalhar com Portugal»

A Revista Cargo inteirou-se, ao vivo, das primeiras declarações de Dan Brouillette sobre o encontro e sobre as potencialidades que os EUA vêem em Sines: «Trata-se de um projecto entusiasmante, tanto para o governo americano como para a indústria americana, e isso nota-se tendo em conta as companhias que aqui trouxemos para darem uma olhadela a estas operações. Como bem sabem, os EUA vêm-se tornando um grande exportador na área do oil & gas, somos da opinião de que o GNL é um importante combustível de transição, e, em muitos casos, para vários países europeus», disse.

«Pensamos que este porto em particular serve como porta de entrada para a Europa; não apenas no que toca ao gás americano, mas a todo o gás que circula no Oceano Atlântico. Estamos entusiasmados por ver os desenvolvimentos aqui, muito entusiasmados com o potencial da infra-estrutura aqui construída. Estamos desejosos de trabalhar com Portugal e com a indústria tendo em vista o vindouro concurso», declarou Dan Brouillette, colocando a tónica na capacidade de Sines funcionar como um hub de referência continental para o GNL, de valia geoestratégica elevada para os EUA.

Porto de Sines «tem um grande potencial de crescimento»

Ao lado de Dan Brouillette, Pedro Nuno Santos teceu também os primeiros comentários sobre a visita: «Esta é uma visita muito importante para Portugal – podemos não ter consciência disso mas o sr. Secretário de Estado de Energia é uma figura de topo na hierarquia dos EUA – que sinaliza a importância aos possíveis investimentos que podem ser utilizados no Porto de Sines. Como todos nós já sabemos, o Porto de Sines tem um grande potencial, é neste momento o nosso maior porto, tem um grande potencial de crescimento e de desenvolvimento. Estamos todos a trabalhar para conseguir despertar o interesse de investidores», comentou o líder da pasta das Infra-estruturas, que, neste novo Governo, ficou também a cargo da pasta dos portos nacionais.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com