
EUA anunciam novo endurecimento de tarifas face às importações chinesas
Empresas, Logística, Marítimo10 Agosto, 2018Comentários fechados em EUA anunciam novo endurecimento de tarifas face às importações chinesas285O gabinete dos Representantes do Comércio dos EUA anunciou ontem uma nova lista de produtos chineses que passarão a estar sujeitos às tarifas adicionais de 25% em caso de importação. Essa lista representa cerca de 16 mil milhões de dólares em itens importados.
Novo endurecimento das tarifas arranca a 23 de Agosto
Conforme revelou o Executivo de Donald Trump, a Alfândega do país começará a colectar os valores adicionais sobre as importações chinesas a partir do dia 23 de Agosto de 2018. Segundo a administração, a medida integra a resposta dos EUA às práticas comerciais da China, consideradas pelo Governo americano como desleais.
Recorde-se que Trump já havia afirmado que a China tem beneficiado de uma posição comercial perniciosa que tem prejudicado os interesses do país, identificando a «transferência forçada de tecnologia e propriedade intelectual norte-americana» como parte dessa postura prejudicial.
Lista inclui plásticos e derivados de petróleo
Esta é assim a segunda vez que os EUA endurecem as tarifas para atingir a China: a primeira deu-se ainda em Julho, culminando meses de ameaças de aumentos com uma lista de produtos que envolveu maquinaria e vários componentes electrónicos. A nova lista inclui commodities como plásticos e derivados de petróleo.
As tarifas impostas pelos EUA sobre as importações chinesas afectarão a indústria de transporte de contentores na linha transpacífica do leste. Além disso, com as novas tarifas, as indústrias de navios-tanque e de transporte de gás também podem esperar mudanças na actual configuração do comércio marítimo, de acordo com a BIMCO.