Sines

Eurico Dias: Porto de Sines é «jóia da coroa» de Portugal e referência «no mundo inteiro»

Marítimo Comentários fechados em Eurico Dias: Porto de Sines é «jóia da coroa» de Portugal e referência «no mundo inteiro» 485
Tempo de Leitura: 2 minutos

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, deslocou-se no passado dia 31 de Janeiro a Sines para visitar os complexos industriais e logísticos da região, em especial da área da petroquímica. Durante a visita, deixou rasgados elogios ao Porto de Sines, caracterizando-o de «jóia da coroa» de Portugal.

O porto alentejano, referência máxima lusa em termos de cargas movimentadas, é, frisou o Secretário de Estado da Internacionalização, um referencial exemplar «no mundo inteiro» no que toca à carga contentorizada e gás natural liquefeito. Recorde-se que em 2018 a infra-estrutura portuária voltou a fixar novos recordes.

Porto de Sines é «elemento distintivo do sistema portuário português», afirmou Eurico Brilhante Dias

«O porto de Sines é a nossa ‘Jóia da Coroa’, um elemento distintivo do sistema portuário português, e temos tido boas notícias que esperemos que se consolidem no desenvolvimento do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS)», afirmou o governante durante a recta final da visita ao complexo industrial de Sines.

Eurico Brilhante Dias enfatizou o trajecto de acentuada evolução do Porto de Sines, lembrando que «em pouco mais de dez anos», a infra-estrutura portuária pulou de uma movimentação de «100 mil TEU» para a condição de porto que « mais cresce em carga na Europa», um salto que poucos portos se podem orgulhar de ter dado.

Indorama Ventures também marcou presença

O governante abordou a presença, no périplo, da empresa Indorama Ventures, que adquiriu a fábrica da Artlant, no concelho de Sines, num investimento de 150 milhões de euros. O projecto, ainda que «difícil», acabará por chegar a bom porto, admitiu, antevendo que a empresa, instalada na ZILS, atingirá «a capacidade instalada» em 2019.

«Aquele projecto foi pensado para contribuir com 550 milhões de euros de exportações e ele vai poder atingir quase esse valor em 2019» garantiu Eurico Brilhante Dias, em declarações à agência Lusa.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com