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EUROMAR realça importância do RIN-MAR na subida da bandeira lusa no ranking MoU de Paris

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A empresa EUROMAR reagiu, nas redes sociais, ao bom desempenho da bandeira portuguesa nas estatísticas do Memorando de Entendimento (MoU) de Paris sobre desempenho dos Estados de Bandeira, salientando que a subida de dois lugares no ranking (anunciada no passado dia 21 de Junho) espelha «o que se passa com os navios inscritos no Registo Internacional de Navios da Madeira (RIN-MAR)».

EUROMAR: subida da bandeira lusa espelha bom rendimento do MAR

«A bandeira de Portugal subiu dois lugares. Estamos a comemorar os bons resultados que Portugal alcançou em termos de Port State Control em 2020. Reflecte a qualidade dos navios e tripulações em termos de segurança, meio ambiente e condições de vida da tripulação», pode ler-se numa declaração publicada nas redes sociais pela EUROMAR. Para a empresa, este incremento «é um reflexo do que se passa com os navios inscritos no Registo Internacional de Navios da Madeira (RIN-MAR), que representa quase todos os navios de bandeira portuguesa».

Recorde-se que devido ao bom cumprimento das Convenções Internacionais pelos navios que arvoram a Bandeira Portuguesa», Portugal, no decorrer do ano passado, subiu dois lugares e acaba de progredir nas estatísticas do Memorando de Entendimento (MoU) de Paris sobre desempenho dos Estados de Bandeira, dentro desta importante região de Port State Control. A DGRM, no papel de Administração Marítima Nacional, saudou este resultado e agradeceu «o esforço de todas as partes envolvidas, desde logo, os próprios Inspectores de Bandeira da DGRM, a Comissão Técnica do RIN-MAR, as Organizações Reconhecidas com protocolo assinado com Portugal e os próprios Armadores».

Bandeira portuguesa subiu dois lugares em 2020

Recorde-se que Portugal integra a White List do MoU de Paris, que contempla as bandeiras de melhor performance, tendo em 2020 subido para a 24ª posição, seguindo, desta forma, a rota de crescimento dos últimos anos, ou seja, 26.º, 27.º e 30.º classificado, nos rankings dos anos 2019, 2018 e 2017, respectivamente. Este posicionamento nacional decorre dos resultados das inspecções realizadas pelo PSC aos navios que arvoram Bandeira Portuguesa, quando estes demandam portos dos 27 Estados Membros subscritores do referido MoU de Paris, que cobre uma região que engloba as águas dos Estados costeiros europeus e a bacia do Atlântico Norte, desde a América do Norte até à Europa, incluindo a Federação Russa.

A manutenção da posição portuguesa neste Ranking deve-se ao bom cumprimento das Convenções Internacionais pelos navios que arvoram a Bandeira Portuguesa, quer ao nível do próprio navio quer das suas tripulações.

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