Eurostar quer ligar Londres a Portugal com comboios de alta velocidade

Terrestre Comentários fechados em Eurostar quer ligar Londres a Portugal com comboios de alta velocidade 9868
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em plena execução do Brexit, o operador ferroviário Eurostar tem planos ambiciosos para novas conexões ferroviárias de alta velocidade entre o Reino Unido e vários destinos europeus, que incluem Portugal.

Foi próprio Secretário de Estado dos Transportes britânico, Grant Shapps, que anunciou a ambição do operador em reforçar a sua rede de serviços ferroviários a destinos europeus como Portugal, Espanha ou Itália.

Lisboa (a 2.200 quilómetros de distância) está nos planos

Actualmente, a ligação mais extensa oferecida pelos serviços da Eurostar liga Londres ao sul de França, numa extensão a rondar os 1.300kms. Mas as ligações prometem ir então mais além e ligar Roma (cerca de 1.900kms de distância de Londres) ou Lisboa (cerca de 2.200kms).

«Entre os destinos identificados para o futuro está Bordéus, Espanha, Portugal, Génova e outros destinos na Suíça, Itália, Áustria e Frankfurt», afirmou Grant Shapps, esta terça-feira, no dia em que se assinalou o primeiro serviço directo Londres-Amesterdão.

Velocidades de quase 300 km/h

Hoje, a Eurostar já opera serviços directos para Paris, Marselha, Bruxelas, Roterdão e Amesterdão, com uma frota de 27 comboios que circulam a 290km/h.

A ambição da companhia britânica – que não parece esmorecer com o Brexit – está ainda relacionada com o processo de fusão com a operadora franco-belga Thalys, num acordo que deverá ficar fechado em 2021.

Ligando a destinos com muita procura turística no mercado britânico, a Eurostar entra verdadeiramente em concorrência com as companhias aéreas low-cost.

A Eurostar tem sede em Londres, sendo hoje detida a 55% pela francesa SNCF.

O Daily Mail fez um exercício das distâncias e tempos de viagem, com Lisboa a menos de 10h de viagem a partir de Londres:

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com