
Eurovinhetas: nova estrutura penaliza os camiões mais antigos e poluentes
Terrestre, Veículos21 Maio, 2019Comentários fechados em Eurovinhetas: nova estrutura penaliza os camiões mais antigos e poluentes402Os requisitos ambientais e as exigências de sustentabilidade no âmago do transporte rodoviário de mercadorias impactam, cada vez mais, as eurovinhetas na Europa: quem mais sofre são, naturalmente, os veículos mais antigos, e, consequentemente, mais poluentes.
Agravamento das eurovinhetas nos Países Baixos, Suécia, Luxemburgo e Dinamarca
Nesse sentido, a cobrança das eurovinhetas para camiões nos Países Baixos, Luxemburgo, Suécia e Dinamarca passaram agora a ter uma nova estrutura, a fim de penalizar a circulação de veículos industriais mais antigos. Para circularem, os visados terão agora de pagar mais.
A nova definição destas eurovinhetas implica um um custo mais elevado da taxa para veículos com motores mais antigos – de agora em diante, os camiões de mais de 12 toneladas pagarão em função da sua classe Euro, o que significa que os Euro 5 e modelos posteriores sairão beneficiados.
Com esta redefinição estrutural das eurovinhetas, pretende-se, de forma progressiva, desincentivar o recurso das transportadoras a camiões mais antigos e naturalmente menos amigos do ambiente, abrindo a porta, com a diferença do preço, a uma aposta em veículos menos poluentes.