Evento final do Projecto SE@PORTS ocorrerá este dia 12 de Junho, nas instalações da APDL

Marítimo Comentários fechados em Evento final do Projecto SE@PORTS ocorrerá este dia 12 de Junho, nas instalações da APDL 294
Tempo de Leitura: 2 minutos

O evento final do Projecto SE@PORTS, financiado pelo programa OCEANERA-NET, terá lugar nesta Quarta-feira, dia 12 de Junho, no Auditório Infante D. Henrique -APDL, em Leça da Palmeira, Matosinhos. O projecto conta com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e o apoio directo da APDL.

Projecto SE@PORTS apresenta os resultados de dois anos de trabalho

O evento servirá para apresentar os os resultados do projecto, que teve como objectivo estudar a integração de sistemas de aproveitamento de energia das ondas em quebra-mares portuários, tendo como casos de estudo o Porto de Leixões e o Porto de Las Palmas. Durante dois anos, investigadores de Portugal, Espanha e Bélgica estudaram o desenvolvimento de um modelo de conversor de energia das ondas híbrido, especificamente concebido para ser integrado em quebra-mares portuários, tirando partido da sua alta exposição às ondas.

Aproveitamento de energia das ondas para portos mais sustentáveis e eco-friendly

A integração de sistemas de aproveitamento de energia das ondas nas estruturas portuárias permitirá aos Portos satisfazer as necessidades de consumo de energia eléctrica, de forma sustentável. O desenvolvimento deste tipo de tecnologia permitirá ainda, a médio prazo,que os Portos actuem como produtores de energia eléctrica, contribuindo para a redução da sua pegada de carbono.

Nesta linha, o SE@PORTSabre ainda a possibilidade de explorar novas linhas de utilização dos quebra-mares,que outrora tinham apenas como objectivo único, suportar a acção das ondas e promover a dissipação da energia das mesmas, criando condições de abrigo para as actividades portuárias.

O evento, com início pelas 10h00, contará igualmente com a participação de um conjunto de peritos internacionais na integração de sistemas de conversão de energia das ondas em quebra-mares portuários, que partilharão a experiência e o conhecimento sobre estas tecnologias.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com