Canal do Suez Ever Given

‘Ever Given’ prestes a ser libertado: Autoridade do Canal do Suez confirma «princípio de acordo»

Marítimo Comentários fechados em ‘Ever Given’ prestes a ser libertado: Autoridade do Canal do Suez confirma «princípio de acordo» 277
Tempo de Leitura: 2 minutos

Está para breve um acordo passível de libertar o navio porta-contentores ‘Ever Given’, que, desde que foi desencalhado do Canal do Suez (no arranque de Abril passado), se encontra arrestado no Egipto. Segundo dados avançados pela Stann Marine, que representa a seguradora e os proprietários do navio, existe já um «princípio de acordo», alcançado entre a Autoridade do Canal do Suez e os donos do porta-contentores.

O gigante ‘Ever Given’, de 400 metros de comprimento, carregava centenas de milhões de dólares em carga (com mercadorias de multinacionais como a IKEA ou a Lenovo) quando encalhou no Canal do Suez, no final de Março, lançando o caos na passagem marítima e causando congestionamentos, tanto no mar como nos portos (principalmente europeus). Os tribunais egípcios declararam a apreensão do navio, que vinga até agora.

Com a decisão judicial (na sequência de um pedido de indemnização interposto pela Autoridade do Canal do Suez contra o armador japonês Shoei Kisen Kaisha devido aos bloqueios causados), o porta-contentores ULCV (carregando mais de 18 mil contentores) ficou estacionado no Grande Largo Amargo, onde ainda permanece, causando prejuízos avolumados a vários empresas que viram as suas cargas retidas.

Acordo para libertar o ‘Ever Given’ está para breve

«Estamos agora a trabalhar com a Autoridade do Canal do Suez para finalizar um acordo o mais rapidamente possível», declarou o director da Stann Marine, Faz Peermohamed. «Cumpridas as formalidades, serão efectuados os preparativos para a libertação do navio», acrescentou. O representante jurídico da Autoridade do Canal do Suez, Khaled Abu Bakr, confirmou este desenvolvimento à cadeia CNN.

No dia 23 de Março, o navio encalhou na passagem marítima egípcia, tendo a acção dos rebocadores sido vital para o desbloqueio da situação. O navio encalhou no canal, ficando numa posição diagonal e bloqueando totalmente qualquer possibilidade de tráfego.

Foto: Autoridade do Canal do Suez

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com