porto de sines gnl

Existem «vários interessados» no Terminal Vasco da Gama, revelou o presidente da APS

Marítimo Comentários fechados em Existem «vários interessados» no Terminal Vasco da Gama, revelou o presidente da APS 505
Tempo de Leitura: 2 minutos

José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS, concedeu uma entrevista ao ‘Jornal Económico’, na qual abriu o livro sobre o presente e os desafios futuros do Porto de Sines. Depois de abordar o desempenho do porto em 2018 e o projecto de expansão do Terminal XXI, o líder da administração aflorou também o dossier do novo terminal de contentores.

Previsto «investimento de cerca de 600 milhões de euros por parte do futuro concessionário»

«É um projecto em que estamos a preparar o processo de concurso, que será apresentado em breve ao Governo, para depois prosseguir o respectivo processo legislativo. Só depois disso é que se poderá proceder à abertura de um concurso público internacional», comentou José Luís Cacho, adiantando que está previsto «um investimento de cerca de 600 milhões de euros por parte do futuro concessionário privado».

O projecto do novo Terminal Vasco da Gama contará com o investimento de 150 milhões por parte da APS, que será canalizado para os molhes de protecção e para as acessibilidades rodo-ferroviárias terrestres. No total (Terminal Vasco da Gama e a expansão do Terminal XII), a APS deverá investir cerca de 220 milhões de euros nesta fase de expansão infra-estrutural.

Interessados: desde «entidades americanas, chinesas, asiáticas e até europeias»

O presidente do Conselho de Administração da APS confirmou que existem «vários interessados» no Terminal Vasco da Gama, «nomeadamente entidades americanas, chinesas, asiáticas e até europeias» revelou ao ‘Jornal Económico’. A futura infra-estrutura terá, idealmente, «uma capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de TEU», acrescentou.

Assim, concluiu José Luís Cacho, a aposta nestes dois projectos de incremento infra-estrutural e operacional em Sines colocará o porto alentejano a com uma capacidade de 7,8 milhões de TEU – mais que triplicando a sua capacidade actual, que está nos 2,1 milhões de TEU, frisou ainda.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com