Expansão do Aeroporto de Heathrow é «ilegal» devido a motivos ambientais, diz justiça britânica

AéreoComentários fechados em Expansão do Aeroporto de Heathrow é «ilegal» devido a motivos ambientais, diz justiça britânica356
Tempo de Leitura: 2 minutos

O projecto da ampliação do aeroporto de Heathrow foi chumbado pela justiça britânica – a decisão foi esta Quinta-feira conhecida e justifica-se com o perigo que a expansão da infra-estrutura aeroportuária (empreitada avaliada em 21 milhões de euros) pode significar para o clima.

Assim, decretou o Court of Appeal, a luz verde dada ao projecto pelo parlamento britânico, que contempla a construção de uma terceira pista no aeroporto mais movimentado da Europa, é ilegal. O motivo para o chumbo da proposta reside na incoerência do projecto, tendo em conta os compromissos assumidos pelo Governo britânico em relação ao dossier da sustentabilidade ambiental e das alterações climáticas.

A construção de uma nova pista, que permitiria aumentar o tráfego do aeroporto londrino, vem sendo discutida há vários anos, e nem mesmo a decisão judicial coloca um irremediável ponto final no tema, uma vez que o juiz frisou que tal pista poderá ser construída, desde que sejam respeitados os compromissos climáticos assumidos. Tal como foi apresentado, o projecto, isso é certo, não tem asas para descolar.

Para já, o Governo decidiu não recorrer da decisão do tribunal.«A decisão do tribunal é complexa e requer cuidada consideração. Definiremos os próximos passos no tempo apropriado para tal», comentou Grant Shapps, Secretário dos Transportes, citado pela BBC. Já para a entidade gestora do aeroporto, que agrega a espanhola Ferrovial, a Autoridade de Investimento do Qatar e uma corporação de investimento chinesa, não há reticências: haverá mesmo recurso desta decisão do Court of Appeal, garantiu, esta tarde, a operadora.

A companhia Heathrow Airport Holdings garantiu também que os tópicos ambientais mais preocupantes (muitos deles relevados por organizações internacionais como a Greenpeace) serão esclarecidos; a empresa enfatizou ainda que a expansão do aeroporto seria «crítica» para a manutenção da integridade e fluidez das trocas comerciais entre o Reino Unido e os seus parceiros após o Brexit.

Foto: By Warren Rohner – Flickr, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8723297

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com