Porto de Valência

Expansão do Porto de Valência parada gera receios de perda de competitividade para Sines

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O debate sobre a extensão Norte do Porto de Valência vem aprofundando as cisões entre partidos no que toca ao futuro da infra-estrutura portuária espanhola: enquanto a Ministra da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Emergência e Transição Ecológica, Mireia Mollá, sustenta que é imperativo um novo relatório – que atrasaria consideravelmente as obras – a facção do PP na Câmara Municipal de Valência pede à Generalitat e ao Governo central que acelerem a tramitação da empreitada que permitirá ao porto valenciano expandir-se.

Porto de Valência «em stand-by»…

Citada pela imprensa espanhola, Maria José Catalá, porta-voz do Partido Popular (PP) da Comunidade de Valência, destacou o «contínuo boicote da coligação Compromís às principais infra-estruturas da cidade de Valência, que criarão mais emprego, riqueza e maior acessibilidade». Entre os projectos boicotados, sublinhou Catalá, está precisamente a «extensão norte do porto». Para a deputada das Cortes Valencianas (órgão legislativa da Generalitat valenciana), este impasse faz com que a cidade «retroceda posições» e perca a «liderança».

Catalá alertou para o facto de a estagnação do dossier do porto valenciano ter nefastas consequências para a competitividade da infra-estrutura, líder do tráfego de mercadorias, e pediu a Pedro Sánchez (Presidente do Governo de Espanha) que seja ágil a formar governo para assim poder acelerar o processo: «O porto com maior competitividade em toda a Espanha está em stand-by, esperando por decisões que não se sabe quando chegarão», apontou a política. Recorde-se que o país vive um impasse parlamentar, desde as últimas eleições gerais, em Abril.

…receia investimentos aprovados em Sines

Em todo este dossier, Portugal acaba por ser, indirectamente, parte interessada. Ou pelo menos, é assim que pensa Maria José Catalá: enquanto o impasse nacional contagia os projectos do porto valenciano, «outras cidades, como Sines, estão a dar luz verde a investimentos que permitirão fazer com que os seus recintos portuários ganhem competitividade às custas de Valência», referindo-se a deputada à aprovação, em Conselho de Ministros, da ampliação do Terminal XXI e da construção do novo terminal de contentores no porto alentejano.

Recorde-se que a ministra da Transição Ecológica, Mireia Mollá, declarou recentemente que a declaração de impacte ambiental que validou o projecto portuário em Valência é datada de 2007 e está «ultrapassada no tempo» e no contexto, considerando ser importante reavaliar todo o processo para que se possa ter «certeza» de que o projecto «é positivo» para a comunidade valenciana.

 

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