maasvlakte 2 roterdao

►Roterdão: Maasvlakte II ganha espaço ao mar para fazer crescer terminais

Marítimo, Videos Comentários fechados em ►Roterdão: Maasvlakte II ganha espaço ao mar para fazer crescer terminais 475
Tempo de Leitura: 2 minutos

O majestático projecto Maasvlakte, finalizado em 2013, encontra-se em processo de expansão: o complexo marítimo-portuário que integra o Porto de Roterdão planeia agora o alargamento da sua área térrea com o objectivo de expandir quatro a cinco terminais já existentes. A autoridade portuária de Roterdão confirmou já que foram iniciados os contactos para que essa expansão se traduza na chegada de novas companhias ao Maasvlakte II.


Maasvlakte II reclama terra ao mar para expandir terminais

A primeira fase desta nova empreitada implicará a deslocação de perto de 18 mil metros cúbicos de areias, assim criando uma artificial área de 40 a 70 hectares de terrapleno, essencial para a expansão dos terminais em questão. Numa fase posterior, a autoridade portuária iniciará a construção de frentes de cais e a instalação de novos negócios, como o desmantelamento de plataformas petrolíferas do Mar do Norte, ou o sector da energia eólica.

Iniciativa ‘Offshore Centre Rotterdam’ é aposta de presente

Num vídeo divulgado pela própria administração portuária, é visível que os trabalhos relativos à primeira fase estão já a decorrer a bom ritmo, com uma parcela considerável de terra a emergir em frente ao terminal RWG. A iniciativa visa edificar o denominado Offshore Centre Rotterdam, capaz de atrair, agregar e potenciar o desenvolvimento de negócios ligados à exploração ‘offshore’ – uma aposta que, segundo Joost Eenhuizen, será acertada.

Para o gestor do Porto de Roterdão, «o conceito revelou-se exequível em terra reclamada», e, apesar dos riscos que a administração reconheceu existirem, a verdade é que Joost Eenhuizen vê várias potencialidades no projecto: «Tomámos uma opção estratégica já que sentimos que os terrenos tinham de estar disponíveis quando se tornassem necessários», justificou o responsável pela Gestão de Negócios do porto holandês.

Veja o vídeo:




Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com