Exportações caem 8,7% em Novembro: INE “culpa” greve dos estivadores

Marítimo Comentários fechados em Exportações caem 8,7% em Novembro: INE “culpa” greve dos estivadores 393
Tempo de Leitura: 1 minutos

De acordo com os dados mais recentes do INE – Instituto Nacional de Estatística, as exportações portuguesas de bens caíram 8,7% em Novembro de 2018, quando comparadas com o mesmo mês de 2017. O INE diz que por detrás destes números esteve a greve no Porto de Setúbal, que se prolongou durante quase todo o mês de Novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a quebra, que contrasta com o crescimento de 5,3% registado no mês anterior, surge associada «à diminuição verificada no comércio Intra-UE e no comércio Extra-UE, sendo de destacar o decréscimo das exportações de material de transporte, maioritariamente de automóveis para transporte de passageiros, em 29,4% (contributo de -5,7 pontos percentuais para a taxa de variação homóloga do total das exportações de bens), que estará associado à greve dos estivadores no porto de Setúbal».

Ainda de acordo com os dados do INE, o último mês de Novembro foi mesmo o pior mês das exportações em 2018 e apenas o segundo com evolução negativa, depois da quebra de 5,4% registada em Março.

Com evolução totalmente oposto aparecem as importações, que cresceram 11,5%, bem acima do aumento de 5,4% registado em Outubro.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com