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Factorial Energy e Stellantis desenvolverão baterias em estado sólido para veículos eléctricos

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A Stellantis N.V. e a Factorial Energy (Factorial) assinaram um acordo de desenvolvimento conjunto para fazer evoluir a tecnologia de baterias em estado sólido e de alta tensão da Factorial. O acordo inclui, também, um investimento estratégico por parte da Stellantis.

«O nosso investimento na Factorial e noutros parceiros altamente reconhecidos na área das baterias aumenta a rapidez e a agilidade necessárias para fornecer uma tecnologia ‘de ponta’ ao nosso portefólio de veículos eléctricos», reagiu Carlos Tavares, CEO da Stellantis. «Iniciativas como esta permitirão a chegada mais rápida ao mercado e uma transição mais rentável para a tecnologia das baterias em estado sólido», vincou.

A Factorial desenvolveu uma tecnologia inovadora de estado sólido que remove os principais obstáculos à adopção em larga escala dos veículos eléctricos pelos clientes: a autonomia e a segurança. «É uma grande honra estabelecer esta parceria com a Stellantis, um dos principais operadores de mobilidade a nível mundial, e detentora de algumas das marcas de automóveis mais emblemáticas do mundo», disse Siyu Huang, Co-fundador e CEO da Factorial Energy. Para o responsável trata-se, assim, de «uma oportunidade incrível para nós avançarmos na adopção e na comercialização em massa da nossa tecnologia de baterias de estado sólido, limpa, eficiente e segura».

Recorde-se que a Stellantis anunciou, durante o seu evento EV Day, em Julho, a meta de contar com uma tecnologia competitiva para as primeiras baterias em estado sólido, até 2026. Os avanços da Factorial assentam no domínio FEST (Factorial Electrolyte System Technology), que utiliza um material de electrólito sólido exclusivo, permitindo um desempenho seguro e fiável das células com eléctrodos de alta tensão e alta capacidade, tendo sido aplicado em células de 40Ah que funcionam à temperatura ambiente. A tecnologia FEST é mais segura do que a tecnologia convencional de iões de lítio, aumenta a autonomia das baterias e é facilmente integrada nas infra-estruturas de fabrico de baterias de iões de lítio actualmente existentes.

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