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FCA e Groupe PSA modificam Acordo de Combinação para reforçar estrutura financeira da Stellantis

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A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a Peugeot S.A. (Groupe PSA) chegaram a acordo para alterar alguns termos do seu acordo de compromisso de fusão 50:50 com vista à criação da Stellantis, o quarto maior construtor automóvel mundial em volume de produção.

Em comunicado enviado às redacções, as partes acertaram as alterações, «levando em linha de conta o impacto da crise sanitária da Covid-19 na liquidez da indústria automóvel, mantendo o valor económico e os grandes equilíbrios contidos no acordo inicial de combinação».

As alterações foram aprovadas por unanimidade pelos Conselhos de ambas as empresas, com o forte apoio dos seus accionistas de referência. Reafirma-se o compromisso da EXOR, do Grupo da família Peugeot (EPF/FFP), do Bpifrance e da Dongfeng Motor Group (DFG).

O dividendo excepcional a ser distribuído pela FCA aos seus accionistas antes da assinatura final, é fixado em 2,9 mil milhões de euros (anteriormente 5,5 mil milhões de euros), enquanto os 46% de ações detidas pelo Groupe PSA na Faurecia serão distribuídos por todos os accionistas da Stellantis, imediatamente após a assinatura final e após a aprovação pelo Conselho de Administração da Stellantis e dos seus accionistas.

Em resultado destas alterações, os respectivos accionistas da FCA e do Groupe PSA irão receber o equivalente a 23% do capital da Faurecia (capitalização de 5,867 mil milhões de euros no fecho do mercado, a 14 de Setembro de 2020), enquanto a sua participação de 50:50 na Stellantis – grupo que passa a dispor de 2,6 mil milhões de euros de liquidez adicional no seu balanço – permanecerá inalterada, informa o comunicado.

Foi ainda acordado que os Conselhos dos Grupos PSA e FCA podem considerar uma distribuição de 500 milhões de euros pelos accionistas de cada empresa antes da assinatura final ou, em alternativa, uma distribuição de 1.000 milhões de euros a todos os accionistas da Stellantis após a assinatura final. Estas decisões serão tomadas à luz da performance e das perspectivas de ambas as empresas, bem como das condições de mercado no período intermédio. Esta distribuição será realizada sob condição da aprovação dos Conselhos de ambas as empresas.

FCA e Groupe PSA «convictos» nas «vantagens da fusão»

A FCA e o Groupe PSA confirmam ainda que todos os restantes termos económicos do seu acordo de combinação, assinado a 17 de Dezembro de 2019, «permanecem inalterados e que a implementação da fusão deverá acontecer até ao final do primeiro trimestre de 2021, de acordo com as condições previamente acordadas para a conclusão do acordo de combinação». Na missiva, os conselhos da FCA e do Grupo PSA mostram-se «mais convictos do que nunca das vantagens desta fusão e do inerente potencial de criação de valor».

A Stellantis poderá apoiar-se, desde o início, numa actividade fortemente diversificada, com elevadas margens nas suas principais regiões – Europa, América do Norte e América Latina – além de integrar uma oferta única de marcas históricas e fortes. Os seus produtos de referência, concebidos para proporcionar total satisfação aos seus clientes, abrangem todos os principais segmentos da indústria automóvel. Com o mesmo grau de importância, a nova empresa beneficiará ainda de uma dimensão incomparavelmente maior, a fim de poder acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras de mobilidade, de tecnologias de referência para veículos com novas energias, da condução autónoma e de conectividade», pode ler-se ainda.

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