regulamento camiões iru

FECTRANS e ANTRAM alcançam acordo com aumentos salariais mínimos de 120 euros já em 2020

Terrestre Comentários fechados em FECTRANS e ANTRAM alcançam acordo com aumentos salariais mínimos de 120 euros já em 2020 258
Tempo de Leitura: 2 minutos

No passado dia 14 de Agosto, a FECTRANS e a ANTRAM firmaram um memorando de entendimento «relativamente a várias questões importantes para todos os trabalhadores do sector», anunciou José Manuel Oliveira, líder sindical da federação. Recorde-se que o sindicato não aderiu à greve convocada por SNMMP e SIMM e agora, em plena greve dos motoristas, obteve um acordo que recai sobre «questões nucleares».

Segundo José Manuel Oliveira, o texto acordado permitirá continuar o trabalho «para retomarmos as negociações na primeira semana de Setembro, para podermos concluir a revisão global do contrato colectivo de trabalho para que ele possa ser publicado e entre em vigor a partir de 2020». Entre as denominadas «questões nucleares» estão, por exemplo, aumentos salariais previstos de pelo menos 120 euros.

A reunião, ocorrida no Ministério das Infra-estruturas, foi um passo importante na harmonização do sector do transporte rodoviário de mercadorias, dela tendo resultado, nas palavras de André Matias de Almeida, porta-voz da ANTRAM, «um documento que pode fazer história para o sector». Mas José Manuel Oliveira colocou água na fervura: «Não terminámos o processo todo, porque o objectivo final é fazermos a revisão global do CCT».

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou, na ressaca da reunião, que o acordo alcançado entre as duas partes permite «servir os motoristas e a competitividade das empresas», tendo ainda revelado que o Governo prepara-se para orquestrar um trabalho com vista à dignificação da profissão e que até ao final do mês vai ser publicada uma portaria sobre circulação de camiões-cisternas aos sábados.

O governante frisou ser «possível ter vitórias concretas sem ter de partir para uma greve», expressando um desejo e uma garantia: que «este exemplo seja seguido pelos sindicatos que estão em greve» e que o executivo «continua a trabalhar para conseguir que a greve seja cancelada pela negociação».

Com Lusa e DN

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com