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FECTRANS e ANTRAM finalizam acordo sobre a versão final do CCTV; segue-se o SNMMP

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Segundo adiantou o jornal ‘Público’, a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores das Empresas de Transporte (FECTRANS) chegaram a acordo quanto ao texto final que constará do Contrato Colectivo de Trabalho Vertical (CCTV) dos motoristas. O acordo foi firmado no passado dia 14 de Outubro.

Firmado o contrato com a FECTRANS – que, recorde-se, não abraçou a luta sindical no terreno, preferindo a negociação contínua – segue-se agora, segundo o jornal, o acordo da associação com o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), que deverá ser assinado ainda hoje. O SNMMP, recorde-se, levou a cabo duas paralisações nacionais (em Abril e em Agosto), secundado pelo SIMM.

Acordo actualiza em 11,1% a tabela salarial, adianta a FECTRANS

De acordo com a FECTRANS, o acordo de princípio assinado com a ANTRAM sedimenta os pontos contidos no memorando de entendimento de 14 de Agosto, que actualiza em 11,1% a tabela salarial para os motoristas de pesados, bem como «as principais cláusulas pecuniárias« em, pelo menos, 4%. «O resultado da negociação traduz-se num CCTV com nova estrutura, que contém uma parte geral e que autonomiza os capítulos referentes ao transporte nacional, outro ao internacional/ibérico e outro sobre as matérias perigosas», revelou a FECTRANS.

Entre os pontos que redundaram em concórdia – e que sempre opuseram transportadoras e motoristas – está a definição de limites nos tempos de trabalho. «Fica claro que todo o tempo, incluindo o de disponibilidade, é pago. Da aplicação deste CCTV não pode resultar uma diminuição da retribuição líquida do trabalhador», pode ler-se no comunicado que a FECTRANS divulgou hoje.

SNMMP também assinará acordo com a ANTRAM

Ao ‘Público’, Pedro Pardal Henriques, famigerado dirigente e porta-voz do sindicato SNMMP, confirmou que a entidade sindical prepara-se para assinar «o seu acordo com a ANTRAM», lembrando que este só foi conseguido «graças à luta dos motoristas, ao contrário dos 1,6% de aumento que inicialmente a FECTRANS pedia».

Com ‘Público’

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