frança comboio

Ferrmed e UIC firmam acordo para fomentar a inovação no transporte ferroviário

Terrestre Comentários fechados em Ferrmed e UIC firmam acordo para fomentar a inovação no transporte ferroviário 60
Tempo de Leitura: 2 minutos

A associação multi-sectorial Ferrmed e a UIC (Unión Internacional de Ferrocarriles) firmaram um acordo de colaboração orientado para a «promoção de uma cadeia logística eficiente e sustentável» a nível europeu e também euro-asiático, tendo em conta a importância de «soluções inovadoras» no domínio do transporte ferroviário.

Acordo reconhece papel «impulsionador» da ferrovia no desenvolvimento económico colectivo

O acordo foi assinado pelo director-geral da UIC, Jean Pierre Loubinoux, e pelo presidente da Ferrmed, Joan Amorós, no âmbito da 23ª assembleia geral da UIC, realizada em Dezembro deste ano, em Paris. O acordo reconhece o papel «impulsionador» do transporte ferroviário no «desenvolvimento económico», sendo, frisa, «essencial» para a obtenção de uma  «economia próspera com o equilíbrio ambiental apropriado».

Acordo visa fomentar um leque de apostas: intermodalidade, inovação, eficiência e visibilidade são os princípios-chave

Ambas as partes também concordam em colaborar em projectos inovadores para apoiar empresas, promover um transporte e logística integrais e abrangentes, fortalecer as infra-estruturas de modo a evitar a proliferação de congestionamentos, introduzir eficiência no consumo energético e nos tempos de trânsito, apostar nos comboios inteligentes, almejar a uma gestão integrada e a uma elevada visibilidade das cargas e privilegiar o intercâmbio electrónico de dados, evitando, assim, burocracias, redundâncias de informação e perdas de tempo.

Entre as metas está também a aposta em comboios mais longos, terminais intermodais acessíveis e eficientes (estes deveriam ser, informou a Ferrmed, considerados como terminais estratégicos no âmbito euro-asiático) e também preparados para o intercâmbio transfronteiriço. Recorde-se que um dos grandes propósitos advogados pela Ferrmed é a união, mediante um corredor ferroviário, do Norte e Sul da Europa.

Colaboração pressupõe «reuniões bilaterais, eventos e workshops»

De acordo com ambas as entidades, o acordo contempla a cooperação através de «reuniões bilaterais, eventos e workshops sobre questões relacionadas ao transporte de cargas», com particular enfoque nas abordagens intermodais». «O objectivo desta cooperação é propor acções concretas com base nas soluções ferroviárias internacionais da UIC, que incluem as recomendações da Ferrmed».

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com