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Ferrovia 2020: «Próximo ano será de grande dinâmica de obra», antecipa o Executivo

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No projecto de proposta de lei das GOP (Grandes Opções do Plano) para 2021, a ferrovia tem um lugar de destaque: segundo o documento, ao qual a Lusa teve acesso, o ano vindouro será de «grande dinâmica de obra», esperando-se que o programa ‘Ferrovia 2020‘ dispare em termos de conclusão de empreitadas. Também o segmento rodoviário contará com um «período excepcional de investimento», diz o documento.

No projecto das GOP para 2021, quanto à ferrovia, o Governo refere então que «o próximo ano será um ano de grande dinâmica de obra com todas as empreitadas do Ferrovia 2020 em fase de contratação, em obra no terreno ou mesmo concluídas». Recorde-se que a meta do Executivo, já reforçada várias vezes pelo Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, é finalizar o ‘Ferrovia 2020’ até ao ano de 2023.

«Serão consignadas relevantes empreitadas na generalidade do território, nomeadamente na Linha da Beira Alta, na Linha do Norte, na Linha do Sul, na Linha do Alentejo, na Linha do Oeste e na Linha do Algarve, abrangendo a obra em curso mais de 600 km da rede ferroviária nacional», pode ler-se no documento. Em termos de rodovia, o Governo realça as ligações internacionais, como «a conclusão da ligação da auto-estrada portuguesa A25 com a auto-via espanhola A62, em Vilar Formoso, a reabilitação da ponte internacional sobre o Rio Guadiana em Vila Real de Santo António e a conclusão dos trabalhos de reparação noutra das pontes mais emblemáticas do país, a Ponte 25 de Abril».

No documento fica patente que o Executivo encara o ano de 2021 como sendo de «arranque de um período excepcional de investimento rodoviário ao abrigo do plano de Recuperação e Resiliência em preparação». Recorde-se que o GOP defende também que, no sector da aviação, o período de recuperação da crise pandémica deverá ser usado em benefício do incremento e da melhoria do projecto do novo aeroporto, no Montijo.

Com Lusa

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