Linha de Sena ferrovia cfm

Ferrovia com corte de -40% de carvão para porto de exportação de Nacala, em Moçambique

Logística, Terrestre Comentários fechados em Ferrovia com corte de -40% de carvão para porto de exportação de Nacala, em Moçambique 299
Tempo de Leitura: 2 minutos

A pandemia de COVID-19, aliada às fortes restrições impostas pelos governos, provocou, no decorrer do terceiro trimestre do ano, um drástico corte homólogo de 40% no carvão transportado por ferrovia das minas de Tete para o Porto de Nacala, situado no Norte de Moçambique.

Nacala Logistics: ferrovia perdeu 40% do tráfego de carvão face a 2019

Nacala LogisticsNo terceiro trimestre de 2020, reportou hoje a agência Lusa, o transporte de carvão pela ferrovia – operado através do Corredor do Norte – situou-se em 1,3 milhões de toneladas, assim traduzindo «uma redução da ordem de 40% em relação ao mesmo período do ano passado», de acordo com dados da empresa Nacala Logistics, divulgados ao público recentemente.

O carvão, assinale-se, é o principal produto de exportação de Moçambique, mas, a reboque do forte abrandamento da economia global, a procura caiu a pique nos mercados asiáticos, arrastando os valores de exportação de forma drástica e prejudicando o país. Por outro lado, refere ainda a Lusa, o carvão carregado para embarcações foi de 1,4 milhões de toneladas, menos 37% que em igual período de 2019.

Empresa prepara um «ramp up» para 2021

A empresa Nacala Logistics reportou, neste contexto, um prejuízo de 16 milhões de dólares (13,5 milhões de euros) no terceiro trimestre de 2020, «ainda assim, 41% melhor do que o previsto devido à redução dos custos operacionais», acrescentou, em comunicado ao qual a Lusa acedeu. A empresa denotou ainda que, em 2021, a meta é operar uma recuperação neste segmento de produto.

«Precisamos de nos preparar para o ramp up [recuperação] da operação do carvão em 2021», declarou Fábio Iwanaga, administrador financeiro da Nacala Logistics, citado no comunicado, numa alusão ao aumento da produção perspectivado pela mineira Vale.

Fonte: Lusa

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com