ADFERSIT linha do norte ferrovia

Mais de metade da ferrovia portuguesa classificada como má ou medíocre

Terrestre Comentários fechados em Mais de metade da ferrovia portuguesa classificada como má ou medíocre 385
Tempo de Leitura: 2 minutos

O jornal ‘Público’ cita, na sua edição desta terça-feira, um relatório da IP – Infraestruturas de Portugal onde mais de metade das linhas de caminho-de-ferro portuguesas aparecem classificadas como más ou medíocres.



O relatório da IP analisa o índice de desempenho da ferrovia nacional, atribuindo a classificação de má ou medíocre a 58% da ferrovia nacional, num claro alerta para o mau estado dos caminhos-de-ferro em Portugal.

Ainda segundo o relatório da IP citado pelo ‘Público’, o pior troço é o que liga Ovar a Gaia – 35 quilómetros de via que receberam uma avaliação de 1,9 numa escala de 1 a 8 – concluindo o relatório que este troço precisa de obras urgentes uma vez que «os activos há muito excederam o tempo de vida».

O relatório da IP alerta para a falta de conservação e manutenção das vias como principal factor de degradação, apresentando ainda como exemplos críticos os troços Tua-Pocinho, Espinho-Oliveira de Azeméis e Aveiro-Sernada do Vouga.

«Governos anteriores estiveram de costas voltadas para a ferrovia», refere W. Guilherme d’Oliveira Martins

Em reacção a este relatório e às notícias que encheram os noticiários desta terça-feira, o Secretário de Estado das Infraestruturas falou com a TSF e referiu que «os governos anteriores estiveram de costas voltadas para a ferrovia».

Nessas declarações, o governante referiu ainda que o Ferrovia 2020 vai ajudar na modernização das linhas ferroviárias «que há mais de 50 anos que não tinham qualquer intervenção», mostrando-se convicto de que os 120 milhões de euros disponibilizados para a manutenção da ferrovia serão suficientes.

«No último trimestre, foi lançado um novo concurso de contrato de manutenção, no valor de 120 milhões de euros. A avaliação foi feita pela Infraestruturas de Portugal», concluiu.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com